O Governo do Espírito Santo iniciou oficialmente, nesta sexta-feira (29), a operação da nova Estação do Aquaviário da Rodoviária de Vitória. A estrutura, denominada Estação Élcio Álvares, passa a integrar o sistema aquaviário da Grande Vitória, ampliando as alternativas de deslocamento para moradores e visitantes da Região Metropolitana.
A inauguração contou com a participação do governador Ricardo Ferraço, que destacou a importância da expansão do modal para a mobilidade urbana e o turismo capixaba. Segundo ele, a nova estação representa mais uma opção de transporte para a população, além de contribuir para a redução do fluxo de veículos nas vias urbanas.
Com a entrada em operação da nova estrutura, o sistema aquaviário passa a contar com quatro estações: Porto de Santana, em Cariacica; Prainha, em Vila Velha; e Rodoviária e Praça do Papa, em Vitória. A principal alteração operacional acontece na linha 401, que passa a ligar Porto de Santana à Praça do Papa com parada na nova estação da Rodoviária.
Integração entre modais
Localizada em uma das áreas de maior circulação de passageiros da Capital, a nova estação fortalece a integração entre diferentes meios de transporte. A conexão direta com linhas urbanas e intermunicipais amplia a acessibilidade e facilita o deslocamento dos usuários.
Para acompanhar a mudança, algumas linhas do Sistema Transcol também tiveram seus itinerários ajustados. A linha 184 (Mário Cypreste/Jardim da Penha via Maruípe) passou a ter como ponto final a Rodoviária de Vitória. Já a linha 742 (Terminal Campo Grande/Terminal São Torquato via Expedito Garcia/Terminal Jardim América) teve seu percurso ampliado até a nova estação.
Mobilidade e desenvolvimento
De acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, a expansão do sistema representa mais um avanço na construção de uma rede de transporte integrada e eficiente para a Grande Vitória.
Além de melhorar o deslocamento diário dos passageiros, a ampliação do Aquaviário fortalece o potencial turístico da Baía de Vitória, oferecendo novas possibilidades de circulação e valorizando um dos principais cartões-postais da região.
O que você precisa saber
• A nova Estação Élcio Álvares começou a operar na Rodoviária de Vitória;
• O sistema aquaviário passa a contar com quatro estações na Grande Vitória;
• A linha 401 agora faz parada na Rodoviária de Vitória;
• Linhas do Transcol tiveram itinerários ajustados para integração com o Aquaviário;
• A medida amplia as opções de mobilidade urbana e fortalece o turismo regional.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se