Revista Conexão

Quinta-feira, 17 de Abril de 2025
SHELL
SHELL

Geral

Assembleia vai acompanhar ações da Secretaria do Rio Doce

Deputados aprovaram emenda prevendo transparência quanto ao uso dos recursos durante análise do projeto que abre crédito de mais de R$ 617 milhões para a pasta.

Conexão ES Redação
Por Conexão ES Redação
Assembleia vai acompanhar ações da Secretaria do Rio Doce
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Assembleia Legislativa (Ales) vai acompanhar e fiscalizar os investimentos e ações da recém-criada Secretaria de Estado de Recuperação do Rio Doce (Serd). A obrigação de envio de informações à Ales foi definida em emenda ao Projeto de Lei (PL) 194/2025 que autoriza a abertura de crédito especial no valor de R$ 617.151.509,20 em favor da nova pasta. A matéria foi aprovada em sessão extraordinária nesta segunda-feira (14).

Fotos dos trabalhos 

A emenda modificativa foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Santos (União). “Somos a Assembleia mais transparente do Brasil e, por isso, todos os deputados assinaram uma emenda que visa garantir que os investimentos de despesas decorrentes desta lei serão informados à Assembleia a cada período de 60 dias”, explicou Marcelo.

“Para que todos os deputados tenham a informação devida dos investimentos deste recurso, que será muito importante a sua boa aplicação, tendo em vista o dano que causou o rompimento da barragem de Mariana e outros tantos que causaram problemas enormes em nosso estado e em Minas Gerais”, complementou o presidente. 

Por tratar de abertura de crédito especial, o PL 194 e a redação final foram analisados e aprovados pela Comissão  de Finanças e, depois, pelo Plenário.

Conforme o projeto, o valor será incluído no Orçamento vigente para as seguintes ações: Remuneração de Pessoal Ativo e Encargos Sociais; Administração da Unidade; Capacitação e Treinamento de Recursos Humanos; e Apoio e Execução de Projetos e Ações Integradas para Cumprimento do Acordo Judicial para Reparação Integral e Definitiva relativa ao Rompimento da Barragem de Fundão em Mariana (MG).

TJES

Os deputados estaduais também debateram e aprovaram nesta segunda-feira o Projeto de Lei Complementar (PLC) 6/2025, que promove a reestruturação organizacional e administrativa do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), modificando quatro legislações estaduais. A matéria foi analisada em reunião conjunta das comissões de Justiça e Finanças.

Nos colegiados, a relatoria ficou a cargo do deputado Mazinho dos Anjos (PSDB). O tucano rejeitou duas emendas apresentadas em conjunto pelos parlamentares Camila Valadão (Psol), Iriny Lopes e João Coser (ambos do PT). O relator não acolheu as emendas por considerar que cargos comissionados são de livre nomeação e que as alterações em vencimento, aumentando despesas do Judiciário, não seriam atribuição do Poder Legislativo, pois as mudanças impactam nas contas do outro Poder.

A deputada Camila Valadão defendeu que a emenda estabelecendo pelo menos 20% das vagas para servidor efetivo segue recomendação do próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Já o parlamentar Callegari (PL), que é servidor do Judiciário, alertou para a defasagem de servidores nas comarcas, que estariam funcionando graças a estagiários, e da necessidade urgente de preencher as vagas com servidores efetivos. Callegari ainda discordou da relatoria de Mazinho dos Anjos e defendeu o teor da emenda nº 1. João Coser (PT), coautor das emendas, também fez a defesa das alterações em Plenário.

Nas comissões, o PLC foi aprovado por unanimidade. Já no Plenário, a matéria foi aprovada com 21 votos favoráveis e 1 contra, da deputada Camila Valadão.

Teor da proposta

Em mensagem enviada à Casa, o presidente do TJES, desembargador Samuel Meira Brasil Jr., informa que a finalidade da proposta é reformular a estrutura do Judiciário e criar novas funções gratificadas na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A matéria cria mais 50 novos cargos comissionados de Assessor de Juiz; transforma a Secretaria de Tecnologia da Informação em Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, aumentando a sua estrutura; cria o Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial; e, ainda, as coordenadorias das Varas Criminais, de Família, de Execuções Penais e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; assim como uma seção específica para atender à Ouvidoria da Mulher.

Normas de cargos da Ales

O Plenário aprovou em regime de urgência o Projeto de Resolução (PR) 7/2025, que modifica duas normas da Casa com o intuito de viabilizar a concretização de futuro concurso público no Poder Legislativo estadual. O PR, apresentado pelo presidente Marcelo Santos (União), adapta o marco normativo da Assembleia Legislativa para a realização de concurso público para provimento de cargos efetivos das carreiras de Consultor Legislativo, Analista Legislativo e Agente de Polícia Legislativa.

A matéria foi analisada em reunião conjunta das comissões de Justiça e Finanças da Ales. Sendo aprovada por unanimidade nos colegiados, também foi simbolicamente votada e acolhida pelo Plenário.

Os deputados estaduais também acolheram o PL 221/2025, de autoria da Mesa Diretora, que reconhece o Circuito do Colono, em Domingos Martins, como rota turística estadual. A matéria foi analisada em reunião conjunta das comissões de Justiça, Cultura e Finanças.

FONTE/CRÉDITOS: ALES ES
Comentários:
PRÊMIO VA
PRÊMIO VA
CAMINHOS DO SABER
CAMINHOS DO SABER

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )