Uma menina de 8 anos, estudante da rede municipal de ensino, morreu vítima de meningite bacteriana na última quarta-feira (30), em Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo. A confirmação do caso foi feita neste sábado (3) pela Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo o secretário Elcimar de Souza Alves, todas as medidas de bloqueio epidemiológico foram adotadas imediatamente após o diagnóstico. “Não há nenhuma outra pessoa com sintomas, não há outros casos suspeitos. A situação está sob controle”, informou.
A criança passou mal durante a madrugada e foi levada ao Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho, mas não resistiu e morreu ainda na tarde do mesmo dia. O resultado do exame laboratorial que confirmou a causa da morte foi emitido pelo Lacen-ES (Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo) e chegou à secretaria na sexta-feira (2).
Resposta rápida
Após a notificação do caso, registrada oficialmente em 1º de maio, a Secretaria de Saúde iniciou o protocolo de resposta rápida: revisão dos cartões de vacinação dos colegas de sala da vítima e administração de medicação preventiva às pessoas que tiveram contato direto com a criança nos três dias anteriores ao óbito.
A pasta municipal lamentou a morte da estudante e reiterou a importância da vacinação, que está disponível gratuitamente pelo SUS, como uma das formas mais eficazes de prevenção contra os principais tipos de meningite bacteriana.
Doença grave e de rápida evolução
A meningite bacteriana é uma infecção grave que atinge as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Segundo o Ministério da Saúde, seus sintomas incluem febre, dor de cabeça, rigidez na nuca, vômito, náuseas, fotofobia e, em casos mais avançados, convulsões, delírios, tremores e até coma.
Em bebês, os sinais podem ser mais sutis: irritabilidade, recusa alimentar, vômitos e moleira protuberante. A transmissão da doença ocorre principalmente pelas vias respiratórias, por meio de gotículas e secreções.
Vacinas disponíveis
O SUS oferece diversas vacinas que protegem contra os agentes causadores da meningite bacteriana. Entre elas estão:
-
Meningocócica C (Conjugada) – contra o sorogrupo C;
-
Meningocócica ACWY (Conjugada) – contra os sorogrupos A, C, W e Y;
-
Pneumocócica 10-valente – contra o Streptococcus pneumoniae;
-
Pentavalente – contra o Haemophilus influenzae tipo B, tétano, coqueluche, difteria e hepatite B.
Casos recentes no Estado
Este é o segundo caso de meningite bacteriana confirmado no Espírito Santo em 2025. Em abril, um menino de 9 anos foi diagnosticado com a doença em Domingos Martins, na Região Serrana. Ele foi transferido para tratamento especializado em Vitória e se recuperou.
As autoridades reforçam que manter o calendário vacinal em dia e estar atento aos sintomas são as melhores formas de prevenção. Em caso de suspeita, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde.
