A Cômica Cia de Teatro apresenta uma adaptação de Sonho de uma Noite de Verão em Mariana, Minas Gerais, entre os dias 26 e 28 de outubro. A montagem combina a comédia do dramaturgo inglês William Shakespeare com músicas, sotaques e referências da cultura popular brasileira.
A apresentação aberta ao público será na próxima segunda-feira (26), às 20h, no Cineteatro Municipal, com entrada gratuita mediante retirada antecipada de ingresso pela plataforma Sympla. Nos dias 27 e 28, as sessões serão destinadas exclusivamente a estudantes de escolas públicas de Mariana e do distrito de Antônio Pereira.
A circulação celebra os 20 anos da companhia, fundada em Mariana em 2006. O espetáculo também passou por Ouro Preto, entre os dias 18 e 20 de outubro, e tem apresentações previstas em Belo Horizonte, em dezembro.
Clássico ganha músicas e sotaques brasileiros
Com direção e adaptação de Alex Carvalho, a peça acompanha quatro jovens apaixonados que se perdem em uma floresta habitada por fadas e seres mágicos.
Helena ama Demétrio, que deseja Hérmia. Hérmia, por sua vez, ama Lisandro. Quando o casal decide fugir para a floresta, os quatro acabam envolvidos em uma série de confusões provocadas por Puck, um elfo encarregado de interferir nos sentimentos dos personagens.
A montagem incorpora canções populares brasileiras, como “Olha pro Céu”, “Xote das Meninas”, “Bate Coração” e “O Vira”. O texto também ganha expressões e ritmos de fala associados ao interior do Brasil.
Segundo o diretor, a intenção foi aproximar a obra do público brasileiro sem perder as características da comédia original.
“Buscava uma dramaturgia cênica capaz de dialogar com a nossa brasilidade, incorporando canções populares brasileiras e aproximando a musicalidade dos versos de Shakespeare dos diferentes ritmos, sotaques e modos de falar que atravessam a língua portuguesa no Brasil”, explica Carvalho.
Espetáculo celebra 20 anos da companhia
A Cômica Cia de Teatro foi fundada em 2006 por Alex Carvalho, Débora Rocha e Thiago Meira, então estudantes de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
Ao longo de duas décadas, o grupo produziu 14 espetáculos, apresentados em teatros, praças e espaços alternativos. A companhia também desenvolveu dois trabalhos digitais durante a pandemia de Covid-19.
Alex Carvalho conta que a ideia de montar “Sonho de uma Noite de Verão” surgiu em 2019 e ganhou força em 2022, quando o grupo retomou suas atividades presenciais após a pandemia.
O elenco reúne Kaio Serafim, Ana Beatriz Ribeiro, Alex Carvalho, Bruna Hubner, Paola Mota, Filipe Conde Mascaro, Gabriel Baez, Mayara Schuab e Yohaine Rocha.
A circulação é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio master da Milplan Engenharia S/A.
Apresentações terão recursos de acessibilidade
Todas as sessões contarão com interpretação em Libras e visitas táteis, recursos que ampliam o acesso de pessoas com deficiência à experiência teatral.
A classificação indicativa é livre.
O que você precisa saber
-
Espetáculo: Sonho de uma Noite de Verão.
-
Companhia: Cômica Cia de Teatro.
-
Data aberta ao público: 26 de outubro de 2026, segunda-feira.
-
Horário: 20h.
-
Local: Cineteatro Municipal, Rua Frei Durão, nº 22, Mariana (MG).
-
Entrada: gratuita, mediante retirada de ingresso.
-
Ingressos:
Retirada pelo Sympla. -
Sessões escolares: 27 e 28 de outubro, exclusivas para estudantes da rede pública.
-
Acessibilidade: Libras e visitas táteis.
-
Informações:
@comicaciadeteatro.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cômica Cia de Teatro.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se