📅 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (ES) — 28 de outubro de 2025
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro de Itapemirim realizou, nesta terça-feira (28), uma reunião decisiva para concluir a elaboração do Plano Municipal de Assistência Social (PMAS). O encontro contou com a presença do secretário Éder Botelho da Fonseca, coordenadores, servidores e da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comasci).
Durante a reunião, foram discutidos os últimos ajustes e encaminhamentos técnicos para consolidar o documento que orientará as metas, diretrizes e estratégias da política de assistência social no município pelos próximos anos.
“O PMAS é resultado de um trabalho coletivo, construído com a participação de diversos setores e do controle social. Ele orienta as ações da Secretaria para que as políticas públicas cheguem, de forma efetiva, a quem mais precisa”, afirmou o secretário Éder Botelho da Fonseca.
🤝 Planejamento participativo e compromisso social
Considerado um instrumento essencial de gestão, o PMAS garante que os serviços e programas socioassistenciais sejam planejados de forma integrada e contínua, assegurando atendimento humanizado às famílias em situação de vulnerabilidade.
A construção do plano envolveu debates técnicos, consultas públicas e contribuições do Conselho Municipal, reforçando o compromisso da Prefeitura de Cachoeiro com políticas públicas participativas e baseadas em evidências sociais.
🧭 Próximos passos
Com o documento em fase final de ajustes, a Semdes prepara a apresentação oficial do PMAS ao Conselho Municipal e à sociedade civil. A expectativa é que o plano seja validado e entre em vigor ainda neste semestre, definindo prioridades, indicadores de desempenho e metas de inclusão social até o próximo ciclo de gestão.
📦 O que você precisa saber
Tema: Etapa final do Plano Municipal de Assistência Social (PMAS)
Órgão responsável: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes)
Município: Cachoeiro de Itapemirim (ES)
Objetivo: Definir diretrizes e metas para as políticas de assistência social
Participantes: Secretaria, servidores e Conselho Municipal de Assistência Social (Comasci)
Declaração: “O PMAS é resultado de um trabalho coletivo e orienta as ações da Secretaria”, disse o secretário Éder Botelho da Fonseca

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se