Aguarde, carregando...

Domingo, 20 de Setembro 2026
Geral

Primeira capixaba na comissão técnica da Seleção Brasileira, Manuela Feliz embarca para Mundial de Taekwondo na Coreia do Sul

Após quatro décadas dedicadas à modalidade, treinadora viaja no dia 9 com a delegação brasileira para competição que reunirá cerca de 1,5 mil atletas de 79 países

Conexão ES Redação
Por Conexão ES Redação
Primeira capixaba na comissão técnica da Seleção Brasileira, Manuela Feliz embarca para Mundial de Taekwondo na Coreia do Sul
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

VITÓRIA (ES) — Aos sete anos, Manuela Feliz começou a praticar taekwondo sem imaginar até onde o esporte a levaria. Quatro décadas depois, a capixaba embarca no próximo dia 9 para a Coreia do Sul, berço da modalidade, como integrante da comissão técnica da Seleção Brasileira.

Manuela é a primeira mulher capixaba a ocupar a função na equipe nacional e estará no Campeonato Mundial de Poomsae de Taekwondo, marcado para os dias 16 a 20 de setembro, no Chuncheon Air Dome, em Chuncheon. A competição deverá reunir cerca de 1,5 mil atletas de 79 países.

A Confederação Brasileira de Taekwondo levará ao Mundial uma delegação com 60 atletas. A comissão técnica terá 12 profissionais, sendo oito técnicos, três treinadores e um fisioterapeuta.

Publicidade

Leia Também:

Para Manuela, a viagem reúne duas histórias que caminharam juntas durante praticamente toda a vida: a trajetória profissional no esporte e o sonho de conhecer a Coreia do Sul.

De atleta da Seleção a treinadora

Antes de chegar à comissão técnica, Manuela viveu a Seleção Brasileira dentro do tatame. Durante quase dez anos, foi atleta da equipe nacional. Depois, iniciou a transição para uma nova etapa da carreira, voltada à formação e à preparação de competidores.

A convocação para integrar a comissão técnica brasileira ocorreu no início deste ano, depois de Manuela conquistar o reconhecimento de melhor técnica internacional em uma competição na Europa.

No Mundial, seu trabalho estará concentrado na preparação dos atletas antes e durante as apresentações, envolvendo aspectos técnicos e mentais. Para ela, conhecer cada competidor e compreender como reage à pressão faz parte do trabalho de quem está fora da área de competição.

Na hora decisiva, porém, o protagonismo muda de mãos. É o atleta quem precisa executar aquilo que foi construído durante meses de treinamento, enquanto a comissão técnica trabalha para que ele chegue a esse momento preparado e seguro.

Quatro décadas dedicadas ao taekwondo

O caminho até a Seleção não foi linear. Ao longo da carreira, Manuela ouviu que não tinha altura ou características físicas consideradas ideais para o taekwondo. As dificuldades trouxeram frustrações, mas não interromperam sua trajetória.

“Eu sou a verdadeira história de que dá certo”, resume.

Foram 40 anos entre treinos, competições e formação de atletas. Nesse período, o conhecimento adquirido no taekwondo também passou a ser levado para fora do ambiente competitivo.

Uma dessas frentes é o projeto Força Feminina, que oferece aulas de defesa pessoal para mulheres em diferentes bairros da Grande Vitória. Além das técnicas de proteção, a iniciativa trabalha aspectos como confiança e autonomia.

A experiência também é compartilhada em palestras e projetos sociais, nos quais Manuela utiliza princípios aprendidos no esporte, como disciplina, persistência e controle emocional.

Mundial também será oportunidade de aprendizado

A participação na competição da Coreia do Sul não é encarada apenas pela busca de resultados. Manuela pretende aproveitar o contato com atletas e profissionais de diferentes países para conhecer métodos de treinamento e referências que possam ser aplicadas posteriormente no Brasil.

A intenção é fazer com que o conhecimento adquirido no Mundial também contribua para o desenvolvimento do taekwondo no Espírito Santo.

A viagem terá ainda um significado difícil de separar da própria biografia da treinadora. Depois de imaginar durante décadas como seria conhecer o país onde nasceu a modalidade, Manuela chegará à Coreia do Sul representando o Brasil.

“Quero retornar trazendo uma mensagem para os meus atletas e para quem acompanha a minha trajetória: sonhos não têm prazo de validade. Eu sou prova disso e, aos quase 50 anos, depois de quatro décadas dedicadas ao taekwondo, finalmente vou conhecer o país que imaginava desde menina, desta vez, com a camisa do Brasil”, afirma.

O que você precisa saber

Competição: Campeonato Mundial de Poomsae de Taekwondo
Local: Chuncheon Air Dome, Chuncheon, Coreia do Sul
Data: 16 a 20 de setembro de 2026
Embarque de Manuela Feliz: 9 de setembro
Delegação brasileira: 60 atletas
Comissão técnica: 12 profissionais
Participação internacional: cerca de 1,5 mil atletas de 79 países
Destaque capixaba: Manuela Feliz é a primeira mulher do Espírito Santo a integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira de Taekwondo.

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Revista Conexão
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR