CARIACICA (ES) — Há 21 anos, as manhãs de quinta-feira têm um significado especial para um grupo de idosos que se reúne na Unidade Básica de Saúde de Jardim América, em Cariacica. Entre oficinas de artesanato, palestras, conversas e confraternizações, o Projeto Digna Idade transformou os encontros semanais em um espaço de convivência, autonomia e construção de vínculos.
Desenvolvida pela Simec Cariacica em parceria com o município, a iniciativa completou 21 anos de atividades em agosto. Atualmente, cerca de 40 idosos participam do projeto, que é gratuito e aberto a novos integrantes.
Os encontros acontecem todas as quintas-feiras, das 8h30 às 10h, e são conduzidos com a participação de empregados voluntários da empresa. As atividades buscam estimular a memória, contribuir para a manutenção da capacidade funcional e favorecer maior independência nas tarefas cotidianas.
Encontros ajudam a criar vínculos
Aos 82 anos, Maria Oswaldina Araújo conhece de perto a importância dessa convivência. Moradora do bairro Vera Cruz, ela participa do Digna Idade desde 2019 e tem entre suas atividades preferidas o artesanato e a pintura.
Para Maria Oswaldina, porém, o projeto representa também companhia e diversão. Quando o filho demonstrou preocupação com o fato de ela fazer sozinha o deslocamento de ônibus e chegou a cogitar que deixasse os encontros, outra participante encontrou uma solução.
“Ela sai da casa, passa na minha, e vamos juntas. Depois, saímos da unidade de saúde e ela me deixa em casa. Isso é companheirismo”, conta.
A experiência exemplifica um dos resultados que o projeto procura estimular: a formação de relações que ultrapassam o horário das atividades.
Convivência como aliada contra o isolamento
A coordenadora da Unidade Básica de Saúde de Jardim América, Alair Carneiro Sales, destaca que iniciativas de convivência também ajudam a enfrentar o isolamento social e a solidão entre pessoas idosas.
“O Digna Idade resgata a autoestima e promove o companheirismo e a fraternidade entre os participantes”, afirma.
Segundo Alair, a relação construída ao longo dos encontros pode ser percebida nas amizades e no respeito e carinho mantidos entre os integrantes.
Para o analista de Comunicação da Simec Cariacica, Giovani dos Santos Silva, a longevidade do projeto demonstra a importância da iniciativa dentro das ações de responsabilidade social desenvolvidas pela empresa.
“Temos relatos de vários idosos sobre o quanto o projeto contribui para a sua autoestima, confiança e alegria”, afirma.
Depois de mais de duas décadas de atividades, o Digna Idade segue apostando em uma proposta simples: manter pessoas idosas ativas, próximas umas das outras e com oportunidades para aprender, conversar e construir novas relações.
Como participar
Não é necessário processo de inscrição prévia. Quem quiser integrar o grupo pode comparecer à Unidade Básica de Saúde de Jardim América no horário dos encontros.
Projeto Digna Idade
Local: Unidade Básica de Saúde de Jardim América, Cariacica
Quando: todas as quintas-feiras
Horário: das 8h30 às 10h
Atividades: oficinas de artesanato, palestras orientativas e confraternizações
Participação: gratuita
Público atual: cerca de 40 idosos

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se