O Espírito Santo inicia o mês do Setembro Verde – campanha nacional de conscientização sobre a doação de órgãos – com um dado expressivo: o Estado registrou crescimento de 57% nos transplantes de córnea em 2025, comparado ao mesmo período de 2024.
De janeiro a julho deste ano, foram realizados 264 procedimentos, contra 167 no mesmo período do ano anterior. Em 2024, o total foi de 323 transplantes de córnea. O procedimento devolve visão e qualidade de vida a pacientes com doenças graves ou lesões que comprometem a córnea.
Avanços no sistema de transplantes
Segundo a coordenadora da Central Estadual de Transplantes (CET-ES), Maria Machado, além do aumento de transplantes, houve também elevação nas notificações de morte encefálica, etapa fundamental para viabilizar doações. Esse avanço é reflexo do fortalecimento das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTTs) e do treinamento contínuo das equipes de saúde.
Entre as medidas implementadas pela Central estão:
-
Cursos para diagnóstico de morte encefálica;
-
Treinamentos sobre processo de doação;
-
Capacitação em Terapia Renal Substitutiva para acompanhamento de pacientes em lista de transplante renal.
O Estado também modernizou sua infraestrutura com a implantação do Sistema de Relatório de Doação de Órgãos e a atualização de ferramentas de notificação e regulação de exames de histocompatibilidade.
Cooperação inédita com a Defensoria Pública
Em junho, a Secretaria da Saúde (Sesa) firmou termo de cooperação com a Defensoria Pública Estadual (DPES) para oferecer suporte jurídico em situações sensíveis de autorização para doação, como casos de doadores menores de idade ou uniões estáveis não formalizadas.
Com essa medida, o Espírito Santo se alinha a outros estados que investem na integração institucional para garantir segurança jurídica e ampliar o número de doações.
Números do Espírito Santo
De janeiro a julho de 2025, foram realizados 359 transplantes de órgãos e tecidos no Estado, contra 284 no mesmo período de 2024. Atualmente, 2.640 pacientes aguardam na fila, sendo:
-
7 por coração;
-
1.525 por córnea;
-
41 por fígado;
-
1.067 por rim.
A taxa de recusa familiar, no entanto, ainda é um desafio. Neste ano, 57% das famílias entrevistadas não autorizaram a doação, frente a 38% em 2024.
Programação do Setembro Verde
Ao longo de setembro, a CET-ES realizará o 1º Fórum Regional de Doação de Órgãos, nas regiões Norte, Central e Sul, em parceria com as Superintendências Regionais de Saúde. O objetivo é debater a política nacional e ampliar o diálogo com a sociedade civil.
O mês também terá ações educativas, treinamentos e campanhas de conscientização, culminando no Dia Nacional da Doação de Órgãos, em 27 de setembro.
📌 O que você precisa saber
-
Aumento de 57% nos transplantes de córnea em 2025.
-
264 procedimentos realizados de janeiro a julho, contra 167 em 2024.
-
359 transplantes no total no período, incluindo órgãos e tecidos.
-
2.640 pessoas aguardam por um transplante no Estado.
-
Nova cooperação com a Defensoria Pública agiliza autorizações em casos complexos.
-
Setembro Verde 2025: 10 anos da campanha, com fóruns regionais e ações de conscientização.
