Revista Conexão

Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 15 de Janeiro 2026

Geral

Tempestade, granizo e ventos fortes: Inmet emite alerta para todo o Espírito Santo nesta quinta-feira (11)

Aviso amarelo prevê chuva de até 50 mm/dia, rajadas de 60 km/h e risco moderado para cidades da Grande Vitória, Serrana, Sul e interior

Conexão ES Redação
Por Conexão ES Redação
Tempestade, granizo e ventos fortes: Inmet emite alerta para todo o Espírito Santo nesta quinta-feira (11)
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Espírito Santo amanheceu sob alerta meteorológico. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso amarelo de perigo potencial para tempestades em todos os 78 municípios capixabas, válido a partir da tarde desta quinta-feira (11) e com possibilidade de se estender até a madrugada de sexta-feira (12).

O informe indica chuvas intensas, que podem chegar a 50 mm em 24 horas, além de queda de granizo e rajadas de vento entre 40 e 60 km/h. Apesar do caráter de alerta, o Inmet classifica o risco como baixo para cortes de energia elétrica, alagamentos e quedas de árvores, mas recomenda atenção redobrada.

Regiões em atenção

Segundo o Inmet, o cenário é válido para todas as regiões do estado, com destaque para Grande Vitória, região Serrana, Sul e Litoral Central. Entre as cidades com maior probabilidade de ocorrência estão:

Publicidade

Leia Também:

Grande Vitória:
Vitória, Vila Velha, Serra, Viana

Região Serrana:
Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Santa Leopoldina, Afonso Cláudio, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Brejetuba, Conceição do Castelo, Laranja da Terra, São Roque do Canaã

Litoral Sul e Litoral Central:
Guarapari, Anchieta, Piúma, Iconha, Rio Novo do Sul

Região Sul e Central:
Alfredo Chaves, Itaguaçu, Itarana

As condições incluem possibilidade isolada de granizo, principalmente em áreas de instabilidade mais intensa.

Recomendações de segurança

A Defesa Civil e o Inmet reforçam orientações para evitar acidentes durante as rajadas de vento e possíveis tempestades:

Não se abrigar sob árvores, pois há risco de queda de galhos e descargas elétricas.
Evitar estacionar veículos próximo a árvores, torres de transmissão e placas de propaganda.
Desconectar aparelhos eletrônicos da tomada durante temporais.
• Em caso de emergência:
– Defesa Civil: 199
– Corpo de Bombeiros: 193

O que diz o Inmet

Meteorologistas explicam que o aumento de umidade e calor na região favorece a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, típicas desta época do ano. A combinação desses fatores eleva a chance de pancadas fortes acompanhadas de vento e, ocasionalmente, granizo.

A previsão é de que o alerta permaneça ativo até as primeiras horas desta sexta-feira (12), com tendência de redução gradual da intensidade das instabilidades ao longo do dia.

O que você precisa saber

Todo o Espírito Santo está sob alerta amarelo de tempestade.
Chuvas podem chegar a 50 mm/dia, com risco de granizo.
Ventos variam entre 40 e 60 km/h.
• Risco considerado baixo, mas exige cautela.
• Alerta inclui cidades da Grande Vitória, Serrana, Sul e Litoral Central.
• Em emergências, acione 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros).

Comentários:

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Revista Conexão
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR