Aguarde, carregando...

Domingo, 09 de Agosto 2026
Geral

Acaps reúne lideranças do varejo para discutir gestão, sucessão e inteligência artificial nos supermercados

Fórum Empresarial chega à quarta edição com foco na profissionalização da gestão e no uso de tecnologia para aumentar a eficiência das empresas familiares do setor

Conexão ES Redação
Por Conexão ES Redação
Acaps reúne lideranças do varejo para discutir gestão, sucessão e inteligência artificial nos supermercados
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

VITÓRIA (ES) — A profissionalização da gestão será o tema central da quarta edição do Fórum Empresarial Acaps, que acontece na próxima terça-feira (21), a partir das 13 horas, no Grand Hall, em Vitória. Voltado a proprietários, sócios, sucessores e diretores de supermercados e empresas fornecedoras associadas, o encontro reunirá especialistas nacionais para discutir estratégias que vêm transformando o varejo supermercadista.

Promovido pela Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), o evento abordará temas como gestão baseada em indicadores, inteligência artificial aplicada às operações, eficiência operacional e sucessão em empresas familiares — desafios que ganharam protagonismo diante das mudanças no comportamento do consumidor e da crescente digitalização do setor.

A programação será aberta com a palestra "Gestão por indicadores: transformando dados do supermercado em metas operacionais de sucesso", ministrada por Flávia Borges, diretora do Comitê de Eficiência Operacional da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e responsável pelas áreas de controladoria, prevenção de perdas e avarias do Grupo JPavani, do Rio de Janeiro.

Publicidade

Leia Também:

Durante a apresentação, a especialista mostrará como transformar indicadores estratégicos, como ruptura, perdas e controle de estoque, em ferramentas práticas para melhorar a produtividade, reduzir desperdícios e fortalecer a cultura de gestão baseada em resultados.

Na sequência, o especialista em tecnologia para o varejo Gabriel Junqueira apresentará a palestra "A Inteligência Artificial no chão de loja: o passo a passo para automatizar processos com alta eficiência".

Sócio da Avanço Informática, fundador do InfoVarejo e do Cupom Verde, Junqueira demonstrará como a inteligência artificial já está sendo incorporada à rotina dos supermercados para automatizar processos, aumentar a produtividade e apoiar a tomada de decisões.

Tradição e inovação em debate

O encerramento será marcado por uma mesa-redonda sobre os desafios enfrentados pelas empresas familiares na modernização da gestão.

Com o tema "Tradição e inovação: como modernizar a gestão evitando conflitos e garantindo eficiência operacional", o debate contará com a participação de Fernanda Dalben, diretora de Marketing da rede Supermercados Dalben, de São Paulo, influenciadora e palestrante internacional, além de Flávia Borges. A mediação ficará a cargo de Gabriel Junqueira.

A proposta é discutir como preservar a cultura construída pelas empresas familiares enquanto se incorporam novas tecnologias, processos e modelos de gestão capazes de ampliar a competitividade.

Segundo o superintendente da Acaps, Hélio Schneider, o Fórum Empresarial consolidou-se como um espaço estratégico para discutir o futuro do varejo supermercadista.

"O setor passa por uma transformação acelerada. Modernizar a gestão deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade. O Fórum foi criado justamente para apresentar experiências práticas e mostrar como o uso de dados, tecnologia e processos bem estruturados fortalece as empresas e prepara o negócio para as próximas gerações."

Além da atualização profissional, o encontro busca estimular a troca de experiências entre empresários e lideranças do setor, fortalecendo o ambiente de negócios e difundindo práticas de gestão voltadas ao crescimento sustentável das empresas.

O que você precisa saber

📍 Evento: 4º Fórum Empresarial Acaps

📅 Data: Terça-feira, 21 de julho de 2026

🕐 Horário: A partir das 13h

📌 Local: Grand Hall – Vitória (ES)

👥 Público: Proprietários, sócios, sucessores e diretores de supermercados e empresas fornecedoras associadas

🎤 Temas: Gestão por indicadores, inteligência artificial, eficiência operacional e sucessão em empresas familiares

🤝 Realização: Associação Capixaba de Supermercados (Acaps)

🎟️ Participação: Gratuita e exclusiva para convidados da Acaps.

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Revista Conexão
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR