Revista Conexão

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024
BANESTES - GOLPE BANCÁRIO
BANESTES - GOLPE BANCÁRIO

Geral

ES lança plataforma integrada de saúde com acesso a histórico do SUS

A plataforma integrada reúne todos os dados de saúde dos pacientes, que devem se cadastrar no “Acesso Cidadão”, do Governo do Estado

Cláudio Pazetto
Por Cláudio Pazetto
ES lança plataforma integrada de saúde com acesso a histórico do SUS
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) lançou nesta quarta-feira (6) o portal de integração da Rede Estadual de Dados em Saúde (REDS), o "Integra Saúde Capixaba". A plataforma pode ser acessada por computador ou celular por meio deste link.

A plataforma integrada reúne todos os dados de saúde dos pacientes, que devem  se cadastrar no “Acesso Cidadão”, do Governo do Estado. 

A plataforma, em primeiro estágio de desenvolvimento, vai conter todo o histórico de consultas, exames, internações, cirurgias, vacinas e medicamentos utilizados por um paciente. 

Publicidade

Leia Também:

Segundo o governador Renato Casagrande (PSB), que esteve no lançamento, a plataforma ajudará os pacientes a acompanharem solicitações de exames, além de monitorar seu próprio histórico no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Isso, segundo ele, ajuda para que o cidadão possa ter clareza sobre os serviços de saúde regulados pelo Estado, como exames, consultas, medicamentos e cirurgias eletivas. 

"Tudo que o governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, regula para o cidadão, você poderá acompanhar. Se aquilo que você solicitou na Unidade de Saúde está ainda esperando para ser regulado ou não, então é importante dizer que o sistema só é visível a partir da hora que a Unidade de Saúde, o município faz a solicitação à nossa regulação", disse.  

Atualmente, o sistema funciona apenas para acompanhamento por parte do usuário, mas a ideia é que em breve também possam ser agendadas consultas e exames por meio da plataforma. 

Há também a expectativa de que médicos possam ter acesso a esses dados. Com isso, seria criado um prontuário único, um objetivo antigo do SUS. 

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, com a integração a Sesa consegue promover uma gestão centralizada de dados, o que faria com que decisões médicas possam ser tomadas com base em informações atualizadas. 

“Com essa integração, a Sesa promove uma gestão centralizada e estratégica dos dados, assegurando que decisões sejam tomadas com base em informações atualizadas. Entre os benefícios principais aos cidadãos capixabas, estão a melhoria na continuidade do cuidado e a eficiência no atendimento”, afirmou. 

Além da rede pública, hospitais filantrópicos e particulares também podem ingressar no sistema, segundo Duarte. 

"Já fizemos o contato prévio com algumas unidades, eles têm interesse em participar, mas precisa existir uma integração respeitando todo o dado da Lei Geral de Proteção Aos Dados", relatou.  
Comentários:
gap
gap

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )