Cachoeiro de Itapemirim receberá, a partir do dia 16 de junho, uma das exposições mais comentadas do circuito cultural brasileiro. A mostra “Você Já Escutou a Terra?”, do Museu da Pessoa, chega ao Sesc Cachoeiro propondo uma experiência imersiva que convida o público a refletir sobre as mudanças climáticas, os modos de vida comunitários e a conexão entre pessoas e território.
Com curadoria do líder indígena Ailton Krenak e da fundadora do Museu da Pessoa, Karen Worcman, a exposição será aberta ao público às 19 horas do dia 16 de junho. A entrada é gratuita, mediante retirada antecipada de ingressos.
A iniciativa integra o projeto de interiorização cultural do Sesc Espírito Santo, que busca ampliar o acesso a grandes produções artísticas em diferentes regiões do Estado.
Exposição une arte, memória e consciência ambiental
A mostra apresenta histórias reais, instalações interativas e registros audiovisuais que abordam a relação entre humanidade e natureza em um período marcado por desafios ambientais globais.
A proposta parte do conceito de biocentrismo, que sugere uma mudança de perspectiva: em vez de colocar o ser humano no centro das atenções, convida o público a reconhecer a interdependência entre todas as formas de vida.
“Construída a partir do conceito de biocentrismo, ela propõe uma reflexão sobre a necessidade de deslocar o ser humano do centro das atenções e reconhecer a conexão entre todas as formas de vida, os territórios e as memórias que compartilhamos”, destaca Karen Worcman.
A exposição já passou por Belém, durante a COP30, onde recebeu mais de 14 mil visitantes. Sua versão digital ultrapassou a marca de 310 mil acessos.
Percurso convida visitantes a escutar a Terra
O roteiro da exposição está dividido em quatro módulos.
Na Cabine Manto, os visitantes respondem à pergunta que dá nome à mostra: “Você Já Escutou a Terra?”.
Já a instalação O Manto utiliza resíduos e tecidos vindos de diferentes regiões brasileiras para simbolizar conexões entre pessoas, territórios e culturas.
O espaço Rios de Memória reúne relatos coletados nos seis biomas brasileiros, apresentando experiências ligadas à preservação ambiental, pertencimento e resistência.
O percurso se encerra no módulo Fala Museu, dedicado aos bastidores do trabalho de escuta e registro das histórias de vida que compõem a exposição.
Projeto reforça interiorização da cultura no Espírito Santo
Para o diretor de Programas Sociais do Sesc-ES, Romulo Gomes, a chegada da mostra ao sul do Estado representa um marco no processo de descentralização das ações culturais da instituição.
“A itinerância da exposição para Cachoeiro de Itapemirim representa um passo importante para o Sesc Espírito Santo, de levar artes visuais, cinema, teatro, música e literatura a diferentes territórios capixabas”, afirma.
Segundo ele, o projeto vem sendo estruturado há quase dois anos e busca ampliar o acesso da população a experiências culturais de qualidade.
Mostra já impactou estudantes capixabas
Antes de chegar a Cachoeiro, a exposição passou pelo Sesc Praia Formosa, em Aracruz, integrando a programação da Teia Nacional dos Pontos de Cultura.
Durante a temporada, estudantes da região participaram de visitas guiadas e atividades educativas voltadas à conscientização ambiental.
Entre eles, o aluno Yuri Mota destacou o impacto da experiência.
“Estar aqui hoje traz um conhecimento incrível e nos dá mais conscientização sobre a quantidade de materiais que vão parar no mar e nas ruas. Se a gente diminuir o desperdício, teremos uma vida melhor”, relatou.
O que você precisa saber
-
Exposição: Você Já Escutou a Terra?
-
Curadoria: Ailton Krenak e Karen Worcman
-
Local: Sesc Cachoeiro de Itapemirim
-
Abertura: 16 de junho, às 19h
-
Visitação: 17 de junho a 25 de julho
-
Horários: Terça a sexta, das 8h às 18h; sábados, das 9h às 15h
-
Classificação: Livre
-
Entrada: Gratuita
-
Agendamento de grupos e escolas: eagenda.com.br/sescculturaes
-
Realização: Museu da Pessoa, Sesc-ES, Ministério da Cultura e Governo Federal

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se