Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 21 de Setembro 2026
Geral

Frente fria muda o tempo no Espírito Santo: chuva aumenta no Sul e temperaturas caem nas áreas altas

Semana começa com influência de massa de ar polar e umidade marítima; Cachoeiro pode ter pancadas de chuva e Região Serrana registra mínimas de 16 °C

Conexão ES Redação
Por Conexão ES Redação
Frente fria muda o tempo no Espírito Santo: chuva aumenta no Sul e temperaturas caem nas áreas altas
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A passagem de uma frente fria pelo Sudeste, associada a uma massa de ar polar, provocou mudanças no tempo no Espírito Santo. Nesta segunda-feira (24), moradores da Grande Vitória e de algumas regiões capixabas já perceberam os efeitos, com chuva fraca e temperaturas mais amenas no início do dia.

Apesar da influência do sistema, a previsão não indica uma onda de frio intensa em todo o Estado. Segundo as informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a semana será marcada principalmente pela variação entre sol, muitas nuvens e períodos de chuva, especialmente na metade sul do território capixaba.

A tendência é de aumento da instabilidade entre terça-feira (25) e quarta-feira (26), quando a combinação das condições atmosféricas com a umidade transportada do oceano deve favorecer novas pancadas de chuva.

Publicidade

Leia Também:

E o frio? Temperaturas chegam a 16 °C nas áreas altas

Nesta segunda, a Grande Vitória tem possibilidade de chuva rápida no começo do dia e abertura de nuvens posteriormente. Em Vitória, as temperaturas devem variar entre 19 °C e 28 °C.

No Sul capixaba, também pode chover rapidamente pela manhã. Nas áreas menos elevadas, os termômetros ficam entre 18 °C e 29 °C, enquanto as regiões de maior altitude podem registrar mínimas de 16 °C e máximas de 26 °C.

Já nas regiões Serrana, Norte, Noroeste e Nordeste, a segunda-feira apresenta condições mais estáveis. No Norte e Nordeste, as temperaturas podem chegar aos 30 °C, mostrando que os efeitos da massa de ar frio não serão iguais em todo o Espírito Santo.

Cachoeiro pode ter chuva na terça-feira

A terça-feira (25) deverá trazer uma mudança mais perceptível para quem mora no Sul do Estado.

Em Cachoeiro de Itapemirim, a previsão é de sol entre muitas nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva durante a tarde e a noite. Os termômetros devem variar entre 19 °C e 26 °C.

Na Grande Vitória, Sul e Região Serrana, ventos úmidos vindos do oceano também favorecem episódios de chuva rápida.

Em Vitória, a previsão aponta mínima de 20 °C e máxima de 26 °C, com possibilidade de pancadas à noite.

Na Região Serrana, Domingos Martins pode registrar 16 °C, com máxima de 24 °C e possibilidade de chuva durante a tarde e a noite.

Metade Sul continua com tempo instável na quarta

Na quarta-feira (26), a umidade marítima continuará influenciando o tempo, principalmente na metade sul do Espírito Santo.

Em Cachoeiro, as temperaturas devem variar entre 20 °C e 27 °C, com muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva durante a noite.

Domingos Martins permanece entre os locais com temperaturas mais baixas, com previsão de 16 °C a 25 °C e possibilidade de chuva à tarde e à noite.

No Norte, a situação será diferente. Em São Mateus, por exemplo, a previsão é de tempo sem chuva, com temperaturas podendo alcançar 29 °C na quarta-feira.

Frente fria vai derrubar as temperaturas no ES?

Apesar da presença da massa de ar polar associada à frente fria, a previsão apresentada para os próximos dias aponta mais influência sobre a instabilidade e a sensação de tempo ameno do que uma queda acentuada e generalizada das temperaturas.

O frio será mais perceptível principalmente nas áreas elevadas da Região Serrana e do Sul, onde as mínimas podem chegar à casa dos 16 °C. Em outras regiões, especialmente no Norte, as máximas continuam próximas dos 30 °C.

Assim, o capixaba deve se preparar para uma semana de tempo bastante variável, com manhãs mais amenas, aumento de nebulosidade e maior possibilidade de chuva no Sul, Região Serrana e Grande Vitória.

FONTE/CRÉDITOS: Divulgação

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Revista Conexão
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR