Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 01 de Outubro 2026
Geral

Mais da metade dos veículos roubados ou furtados na Serra foi recuperada em 2026

Entre janeiro e agosto, município registrou 701 ocorrências envolvendo veículos e 382 recuperações; índice chegou a 54,5%

Conexão ES Redação
Por Conexão ES Redação
Mais da metade dos veículos roubados ou furtados na Serra foi recuperada em 2026
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Mais da metade dos veículos registrados como roubados ou furtados na Serra entre janeiro e agosto de 2026 foi recuperada. Dados do Observatório de Segurança Pública da Secretaria Municipal de Defesa Social (Sedes) apontam que, das 701 ocorrências contabilizadas no período, 382 veículos foram recuperados.

O resultado representa uma taxa de recuperação de 54,5%.

Segundo a administração municipal, as ações de enfrentamento a esse tipo de crime têm combinado análise de dados, reforço do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) e direcionamento das equipes para pontos considerados estratégicos.

Publicidade

Leia Também:

Dados ajudam a definir onde Guarda deve atuar

Uma das ferramentas utilizadas no planejamento das operações é o Observatório de Segurança Pública Municipal.

A análise das ocorrências permite identificar locais e períodos que demandam maior atenção e, a partir dessas informações, direcionar as ações preventivas da Guarda Civil Municipal.

A estratégia inclui reforço do patrulhamento especialmente em áreas com grande circulação de veículos, buscando ampliar a presença preventiva e inibir roubos e furtos.

A vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, afirma que o cruzamento dessas informações contribui para uma distribuição mais precisa das equipes.

“O planejamento estratégico é essencial para que a atuação da Guarda seja cada vez mais eficiente. A análise dos dados nos permite identificar os locais e horários que demandam maior atenção e direcionar o efetivo de forma mais precisa. Com a chegada de novos guardas, ampliamos nossa capacidade de atuação preventiva para inibir roubos e furtos de veículos”, destacou.

Guarda recebeu 85 novos agentes em 2026

O reforço do efetivo também integra as medidas adotadas pelo município.

Em abril de 2026, 48 agentes foram convocados para integrar a Guarda Civil Municipal. Dois meses depois, em junho, outros 37 novos agentes tomaram posse.

Somadas, as duas etapas representam 85 novos agentes incorporados ou convocados para reforçar a corporação ao longo do ano.

Além do aumento do efetivo, a Prefeitura informa que vem realizando investimentos em viaturas, equipamentos, capacitação dos profissionais e melhoria das condições de trabalho.

Presença nos bairros e prevenção

Para o prefeito da Serra, Weverson Meireles, a ampliação da estrutura da Guarda, associada ao uso das informações produzidas pelo Observatório, aumenta a capacidade de atuação preventiva do município.

“Estamos fortalecendo a Guarda Civil Municipal para que nossos agentes tenham mais estrutura e condições de atuar de forma preventiva nos bairros. O uso de dados, a ampliação do efetivo e os investimentos em equipamentos reforçam esse trabalho e contribuem para proteger a população e combater os roubos e furtos de veículos na Serra”, afirmou.

A estratégia apresentada pelo município aposta, portanto, na combinação entre informação, planejamento e presença operacional para direcionar as equipes às regiões consideradas mais vulneráveis a esse tipo de ocorrência.

O que você precisa saber

🚗 Veículos recuperados: 382 entre janeiro e agosto de 2026.

📊 Ocorrências: foram contabilizados 701 casos envolvendo roubos ou furtos de veículos no período.

📈 Taxa de recuperação: 54,5% dos veículos foram recuperados.

👮 Estratégia: análise de dados e direcionamento da Guarda Civil Municipal para locais e horários considerados estratégicos.

🗺️ Monitoramento: o Observatório de Segurança Pública Municipal auxilia na identificação das áreas que demandam maior presença preventiva.

👥 Reforço: 48 agentes foram convocados em abril e outros 37 tomaram posse em junho de 2026.

🚓 Investimentos: o município informa que também vem investindo em viaturas, equipamentos, capacitação e estrutura para a Guarda Civil Municipal.

🎯 Objetivo: ampliar a prevenção e a capacidade de resposta aos roubos e furtos de veículos na Serra.

FONTE/CRÉDITOS: Divulgação

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Revista Conexão
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR