PIÚMA (ES) — A programação da 23ª Semana do Pescado ES terá nesta quarta-feira (16) minicursos gratuitos de culinária em Piúma, no Litoral Sul do Espírito Santo. As atividades fazem parte da ação “Peixe na Mesa” e apresentam formas de preparar o pescado que vão além de receitas tradicionais, com atenção também ao aproveitamento do alimento e à geração de renda.
A programação começou nesta terça-feira (15), no Ifes Campus Piúma, e continua nesta quarta no Espaço Comunhão, da Primeira Igreja Batista, no bairro Scherrer. Serão duas turmas: das 8h às 12h e das 13h às 17h.
As aulas têm quatro horas de duração e são ministradas por Fabiano Giori, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Aproveitamento do peixe pode gerar novos produtos
Um dos objetivos é ensinar maneiras de aproveitar diferentes partes do pescado e transformá-las em produtos que possam ser comercializados por pescadores, pequenos empreendedores, bares e quiosques.
“Hoje a gente consegue trabalhar pratos com aquilo que normalmente se descarta, como a polpa e a pele do peixe”, explica Fabiano Giori.
Entre as possibilidades apresentadas estão quibe, nuggets e salgados feitos com peixe. Segundo o instrutor, os preparos podem ampliar as alternativas para quem trabalha com pescado e também facilitar sua inclusão na alimentação cotidiana.
“As pessoas estão acostumadas a fazer uma moqueca ou um peixe frito, mas a alimentação com pescado vai muito além disso”, afirma.
Consumo e tradição pesqueira
Para o secretário municipal de Desenvolvimento de Piúma, Leonardo Nascimento Bourguignon, a iniciativa também busca aproximar o consumo cotidiano da tradição pesqueira presente no município e no Espírito Santo.
“A Semana do Pescado nasce com esse propósito de valorizar o pescado, estimular seu consumo e mostrar que ele pode estar muito mais presente à mesa das famílias”, diz.
O diretor de eventos do Sindipesca-ES e coordenador da Semana do Pescado ES, Rafael Viola, destaca que conhecer formas mais simples de preparo pode ajudar a ampliar o consumo.
“Muita gente deixa de consumir pescado por não saber prepará-lo. Quando ensinamos receitas práticas e acessíveis, incentivamos o consumo, valorizamos o trabalho do pescador e mostramos que o peixe pode estar na mesa das famílias o ano inteiro”, afirma.
Os minicursos são realizados em parceria pelo Sindicato Rural de Iconha e pelas secretarias municipais de Desenvolvimento e de Assistência Social de Piúma. A Semana do Pescado ES é coordenada pelo Sindipesca-ES.
O que você precisa saber
Ação: Peixe na Mesa – Semana do Pescado ES
Data: 16 de setembro
Horários: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Local: Espaço Comunhão, da Primeira Igreja Batista, bairro Scherrer, em Piúma
Instrutor: Fabiano Giori, do Senar
Participação: gratuita, com vagas limitadas
Inscrições: formulário para participar dos minicursos

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se