Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 17 de Setembro 2026
Geral

Serra lança “Proconzinho” para ensinar crianças sobre consumo consciente e direitos do consumidor

Projeto começa nesta terça-feira (25) e levará teatro e atividades lúdicas a cinco Centros Municipais de Educação Infantil

Conexão ES Redação
Por Conexão ES Redação
Serra lança “Proconzinho” para ensinar crianças sobre consumo consciente e direitos do consumidor
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Crianças da rede municipal da Serra vão aprender desde cedo conceitos relacionados aos direitos do consumidor, cidadania, sustentabilidade e consumo consciente. A Prefeitura inicia nesta terça-feira (25) o projeto “Proconzinho vai ao CMEI”, que pretende transformar temas normalmente considerados complexos em experiências educativas adequadas à primeira infância.

A iniciativa é uma parceria entre o Procon Serra, ligado à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), e a Secretaria Municipal de Educação (Sedu). Nesta primeira etapa, cinco Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) receberão as atividades.

A proposta é utilizar brincadeiras, histórias, teatro e outras estratégias pedagógicas para mostrar às crianças questões como o valor das coisas, responsabilidade no consumo, sustentabilidade, respeito ao próximo e noções básicas sobre direitos.

Publicidade

Leia Também:

Primeira atividade terá teatro em Feu Rosa

A abertura acontece nesta terça-feira (25), no CMEI Zilda Arns, em Feu Rosa.

Os estudantes assistirão à peça teatral “A Mala Mágica do Palhaço Passarim”, apresentada pelo artista e contador de histórias Vítor Passarim. Estão previstas duas sessões, às 10h30 e às 14h.

Além do teatro, outras atividades poderão ser desenvolvidas ao longo do projeto, respeitando a autonomia pedagógica de cada unidade participante.

Educação para o consumo começa na infância

A ideia do “Proconzinho” é aproximar a educação para o consumo do cotidiano das crianças. Por meio de uma linguagem simples e divertida, conceitos relacionados à economia sustentável e aos direitos do consumidor poderão ser trabalhados de maneira compatível com a faixa etária.

Para o prefeito da Serra, Weverson Meireles, abordar esses assuntos ainda na educação infantil contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.

A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Rosana Fagundes, também destaca a importância da abordagem lúdica para traduzir assuntos mais complexos e torná-los acessíveis ao público infantil.

Já a secretária municipal de Educação, Mayara Candido, ressalta que trabalhar consumo consciente, sustentabilidade e direitos amplia as experiências de aprendizagem e contribui para desenvolver responsabilidade, autonomia e consciência desde a primeira infância.

Veja onde o “Proconzinho” vai passar

Depois da abertura em Feu Rosa, o projeto seguirá por outras quatro unidades da rede municipal:

  • 25 de agosto: CMEI Zilda Arns, em Feu Rosa;
  • 26 de agosto: CMEI Marília Modesto Monteiro, em Barcelona;
  • 27 de agosto: CMEI Profª Leila Theodoro, em Novo Horizonte;
  • 1º de setembro: CMEI Jocila Pereira Amorim, em Planalto Serrano, Bloco A;
  • 2 de setembro: CMEI Profª Vera Calmon Mattedi, em Serra Dourada II.
FONTE/CRÉDITOS: Divulgação

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Revista Conexão
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR