MARECHAL FLORIANO (ES) — Três municípios da região das Montanhas capixabas recebem, entre esta segunda-feira (31) e quinta-feira (3), uma programação gratuita dedicada à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher. O projeto Ato Final em Debate terá atividades em Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins.
A programação combina a exibição do documentário capixaba “Ato Final” com rodas de conversa sobre violência de gênero, identificação de sinais de agressão, acolhimento às vítimas e funcionamento das redes de proteção.
A primeira sessão acontece nesta segunda-feira (31), em Marechal Floriano. O projeto segue para Venda Nova do Imigrante na quarta-feira (2) e encerra a passagem pela região na quinta-feira (3), em Domingos Martins. A participação é gratuita e aberta ao público.
Medidas protetivas ajudam a dimensionar o problema
A circulação do projeto ocorre em meio a números que mostram a dimensão da violência contra a mulher no Espírito Santo. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informados pela organização, 15.583 medidas protetivas foram solicitadas à Justiça capixaba no primeiro semestre de 2026.
O número corresponde a uma média de aproximadamente 87 pedidos por dia. No mesmo período, 9.478 medidas protetivas foram concedidas.
Após cada exibição, o público será convidado a participar de uma roda de conversa. Entre os assuntos previstos estão violência psicológica, ciclos de agressão, formas de acolhimento, reconhecimento dos primeiros sinais de violência e a participação da sociedade na prevenção.
Documentário aborda ciclo da violência
“Ato Final” acompanha diferentes aspectos da violência de gênero até sua consequência mais grave, o feminicídio. O longa combina entrevistas e encenações feitas por atrizes que representam mulheres vítimas desse tipo de crime.
O documentário recebeu o prêmio de Melhor Documentário no IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema, em Portugal.
Para a diretora Roberta Fernandes, a circulação da obra por diferentes municípios também busca ampliar a compreensão de que o enfrentamento à violência não deve ficar restrito às vítimas e às famílias diretamente atingidas.
“A violência contra a mulher não pode ser tratada como um assunto restrito às vítimas ou às famílias envolvidas. É uma questão que diz respeito a toda a sociedade”, afirma.
Segundo a diretora, associar a exibição do filme às conversas com o público permite aproximar informação e prevenção das comunidades.
“Quando levamos esse debate para diferentes cidades, aproximamos a informação das pessoas e fortalecemos uma cultura de respeito e proteção às mulheres”, diz.
Projeto percorre 12 municípios
A passagem pelas Montanhas capixabas integra uma nova edição do Ato Final em Debate, que percorre 12 municípios do Espírito Santo durante agosto e setembro.
O projeto utiliza cinema e encontros presenciais como instrumentos de informação e sensibilização sobre a violência de gênero. A iniciativa é patrocinada pela EDP, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba.
Serviço
Ato Final em Debate
Entrada: gratuita e aberta ao público
Marechal Floriano: 31 de agosto, segunda-feira
Venda Nova do Imigrante: 2 de setembro, quarta-feira
Domingos Martins: 3 de setembro, quinta-feira
Programação: exibição gratuita do documentário “Ato Final”, seguida de roda de conversa sobre prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se