Aguarde, carregando...

Terça-feira, 25 de Agosto 2026
Geral

Cachoeiro é destaque no ES e fica em 2º lugar em número de vacinas aplicadas no Dia D

Município aplicou 2.908 doses durante a mobilização de sábado (22) e alcançou a segunda maior marca entre as cidades capixabas, atrás apenas de Vila Velha

Conexão ES Redação
Por Conexão ES Redação
Cachoeiro é destaque no ES e fica em 2º lugar em número de vacinas aplicadas no Dia D
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Cachoeiro de Itapemirim alcançou a segunda colocação no Espírito Santo em número de doses aplicadas durante o Dia D da Campanha de Multivacinação 2026. A mobilização realizada no último sábado (22) terminou com 2.908 doses administradas no município.

A vacinação aconteceu em unidades de saúde da área urbana e do interior, mobilizando equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) durante todo o dia. O objetivo foi facilitar o acesso às vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atualizar cadernetas e ampliar a proteção da população contra doenças que podem ser prevenidas pela imunização.

No levantamento estadual referente ao Dia D, Cachoeiro ficou atrás somente de Vila Velha, consolidando-se como o segundo município capixaba com maior número de doses aplicadas durante a mobilização.

Publicidade

Leia Também:

Crianças e adolescentes foram prioridade

Um dos principais focos da campanha foi a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Durante a mobilização, as equipes verificaram a situação vacinal para identificar doses atrasadas ou esquemas que precisavam ser completados.

Adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que não receberam a vacina contra o HPV até os 14 anos, 11 meses e 29 dias também estão entre os públicos contemplados pela estratégia de imunização.

Vacinação contra o sarampo

A campanha também reforçou a importância da proteção contra o sarampo. Pessoas entre 1 e 59 anos que ainda não foram imunizadas devem procurar uma unidade de saúde e apresentar o cartão de vacinação.

Para pessoas de 1 a 29 anos, são recomendadas duas doses. Já para quem tem entre 30 e 59 anos, a indicação apresentada pela campanha é de uma dose.

Outra estratégia destacada pela Secretaria de Saúde é a implantação do segundo reforço contra a poliomielite para crianças de 4 anos.

Vacinação continua nas unidades de saúde

Mesmo após o Dia D, as ações de imunização continuam em Cachoeiro. A vacina contra a influenza segue disponível nas unidades básicas de saúde e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu, conforme as indicações da campanha, incluindo grupos prioritários e população acima de seis meses de idade.

As equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) também continuam realizando ações de vacinação e busca ativa de pessoas não vacinadas, tanto na área urbana quanto nas comunidades rurais.

O resultado de 2.908 doses no Dia D reforça a importância das mobilizações especiais para ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso da população à imunização.

📌 O QUE VOCÊ PRECISA SABER

💉 Doses aplicadas no Dia D: 2.908
🥈 Posição no Espírito Santo: 2º lugar
🏆 Cachoeiro ficou atrás apenas de Vila Velha no número de doses aplicadas
📅 Dia D: sábado, 22 de agosto
👧🧒 Principal público: crianças e adolescentes menores de 15 anos
🦠 Sarampo: vacinação é reforçada para pessoas de 1 a 59 anos que ainda não estejam imunizadas
💙 HPV: estratégia também contempla adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que não receberam a vacina na idade indicada
👶 Poliomielite: campanha marca a implantação do segundo reforço para crianças de 4 anos
💉 Influenza: vacinação continua nas unidades de saúde e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu
🏥 Depois do Dia D: a vacinação e a busca ativa continuam nas áreas urbanas e rurais do município.

FONTE/CRÉDITOS: Divulgação

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Revista Conexão
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR