Quem costuma comprar produtos frescos diretamente dos agricultores familiares de Cachoeiro de Itapemirim já encontra a tradicional Feira do Servidor em um novo endereço. A feira passou a funcionar na Praça da Caixa D’Água, ao lado do Museu Ferroviário, no Centro, e a mudança vem recebendo avaliações positivas de consumidores.
Mais espaço entre as barracas, proximidade com pontos de ônibus, estacionamento e facilidade para encontrar os produtos estão entre os aspectos destacados por quem já conheceu o novo local.
Apesar do nome, a Feira do Servidor não é exclusiva para funcionários públicos municipais. Qualquer pessoa pode comprar no espaço, com pagamentos em dinheiro ou Pix.
Por que a feira mudou de lugar?
A mudança ocorreu devido às obras de reforma da Praça de Fátima, antigo local da feira.
Segundo a Prefeitura, a intervenção na praça representa investimento de R$ 7.166.761, realizado em parceria com o Governo do Estado.
Com a necessidade de transferência, a feira foi mantida na região central da cidade e passou a ocupar a Praça da Caixa D’Água.
Mais espaço e facilidade para fazer as compras
A servidora municipal Judith Leal aprovou a mudança e destacou a circulação entre as barracas.
“A Feira agora tem mais espaço para a gente transitar entre as barracas e conferir bem os produtos que estão sendo comercializados. Além de ser mais próximo de ponto de ônibus e contar com o estacionamento bem pertinho. Eu gostei!”, contou.
Ana Paula Passabon também frequenta a feira, mesmo sem receber o tíquete destinado aos servidores.
“Eu não recebo o tíquete-feira mas gosto de comprar na Feira do Servidor devido à variedade de produtos e os preços. Agora, é possível localizar com mais facilidade os produtos que eu quero e terminar as minhas compras mais rápido”, afirmou.
Feira é aberta para toda a população
O nome Feira do Servidor está relacionado aos tíquetes recebidos por servidores municipais, que podem utilizá-los para realizar compras com os produtores participantes.
Isso, porém, não restringe o acesso ao espaço.
Os feirantes também recebem pagamentos em dinheiro e via Pix, permitindo que moradores e visitantes façam suas compras normalmente.
Entre os produtos comercializados estão frutas, verduras, legumes, ovos e itens produzidos pela agroindústria familiar.
A feira, dessa forma, também funciona como canal de comercialização para agricultores familiares do município, aproximando a produção rural dos consumidores da área urbana.
Novo espaço também recebeu o Sabores & Encantos
A região da antiga Estação Ferroviária ganhou ainda mais movimento com a realização do Festival Sabores & Encantos, que aconteceu junto à Feira do Servidor na quarta-feira (30).
A programação reuniu gastronomia, agricultura familiar, artesanato, cultura, turismo e música, transformando a área em um espaço de compras, lazer e valorização da produção local.
A proposta é aproximar consumidores, produtores rurais e empreendedores, incentivando o consumo de produtos da região e contribuindo para a movimentação da economia local.
O secretário municipal de Agricultura, José Arcanjo Nunes, destacou que a permanência da feira na região central também contribui para a geração de trabalho e renda aos agricultores familiares.
Sabores & Encantos terá nova edição em outubro
Quem não participou da primeira programação já tem novas datas para acompanhar o festival.
A próxima edição do Festival Sabores & Encantos está marcada para os dias 16 e 17 de outubro, desta vez na Praça Jerônimo Monteiro, no Centro de Cachoeiro.
A expectativa é reunir novamente diferentes segmentos da produção e da cultura local.
O que você precisa saber
📍 Novo local da Feira do Servidor: Praça da Caixa D’Água, ao lado do Museu Ferroviário, no Centro de Cachoeiro.
👥 Quem pode comprar: toda a população. A feira não é exclusiva para servidores municipais.
💳 Pagamento: além dos tíquetes dos servidores, os produtores recebem dinheiro e Pix.
🥬 O que encontrar: frutas, verduras, legumes, ovos e produtos da agroindústria familiar.
🚧 Motivo da mudança: obras de reforma da Praça de Fátima.
💰 Investimento na Praça de Fátima: R$ 7.166.761, em parceria com o Governo do Estado.
🌱 Agricultura familiar: a feira permite a comercialização direta de produtos provenientes do meio rural cachoeirense.
🎶 Próximo Festival Sabores & Encantos: dias 16 e 17 de outubro, na Praça Jerônimo Monteiro.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se