Aguarde, carregando...

Sábado, 30 de Maio 2026
Geral

Governo do Estado convoca 600 novos policiais penais para reforçar sistema prisional capixaba

Aprovados no concurso da Polícia Penal iniciarão curso de formação em agosto; medida fortalece segurança e amplia efetivo nas unidades prisionais

Conexão ES Redação
Por Conexão ES Redação
Governo do Estado convoca 600 novos policiais penais para reforçar sistema prisional capixaba
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, anunciou a convocação de 600 candidatos aprovados no concurso público da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES). Os convocados integram a primeira turma do certame regido pelo Edital nº 001/2025 e iniciarão, em agosto, o Curso de Formação, etapa obrigatória para ingresso na carreira.

A medida faz parte da estratégia do Governo do Estado para fortalecer a segurança pública e ampliar a capacidade operacional do sistema prisional capixaba. Segundo o governador, todos os aprovados serão convocados de uma única vez para compor a nova turma da Academia da Polícia Penal, acelerando o processo de formação e a entrada dos novos profissionais em atividade.

Reforço na segurança prisional

Publicidade

Leia Também:

O secretário de Estado da Justiça, Nelson Merçon, destacou que a convocação representa mais um avanço na valorização da Polícia Penal e no fortalecimento das ações de segurança pública. Segundo ele, além da ampliação do efetivo, o investimento está voltado à formação técnica e operacional dos futuros servidores.

Já o diretor-geral da Polícia Penal, José Franco Morais Junior, ressaltou que a chegada dos novos policiais penais contribuirá para ampliar a segurança institucional, reforçar as equipes operacionais e garantir melhores condições de atuação nas unidades prisionais do Estado.

Curso de formação começa em agosto

A formação será realizada na Academia de Polícia Penal (Acadeppen), localizada no Complexo Penitenciário Rodrigo Figueiredo da Rosa, em Viana. O curso possui caráter eliminatório e classificatório, conforme previsto no edital, e terá duração aproximada de três meses.

Durante o período, os candidatos participarão de atividades teóricas e práticas voltadas à preparação técnica, física e operacional para o exercício das funções no sistema prisional capixaba.

De acordo com o cronograma divulgado pela Polícia Penal, a convocação oficial será publicada no dia 5 de agosto. As matrículas deverão ser realizadas entre os dias 6 e 12 de agosto.

Ampliação do efetivo

A nova convocação dá continuidade ao processo de fortalecimento da Polícia Penal iniciado pelo Governo do Estado. Em 2025, outros 963 policiais penais aprovados no concurso realizado em 2023 foram incorporados ao sistema prisional capixaba, contribuindo para a recomposição do quadro de servidores e para o aprimoramento dos serviços prestados à população.

O que você precisa saber

• Governo do Estado convocou 600 aprovados no concurso da Polícia Penal;

• Curso de Formação terá início em agosto na Acadeppen, em Viana;

• Convocação oficial será publicada em 5 de agosto;

• Matrículas acontecem entre 6 e 12 de agosto;

• Formação terá duração aproximada de três meses;

• Em 2025, o Estado já incorporou 963 novos policiais penais ao sistema prisional.

FONTE/CRÉDITOS: Divulgação

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Revista Conexão
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR