Marataízes promoveu, nesta quarta-feira (24), a 18ª Conferência Municipal de Saúde, importante espaço democrático destinado à construção das políticas públicas que orientarão o futuro da saúde no município. Realizada em alinhamento com as diretrizes da 18ª Conferência Nacional de Saúde, a etapa municipal reuniu gestores, profissionais da área, representantes da sociedade civil e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com o tema nacional "Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil", o encontro reforçou a importância da participação popular na definição das prioridades para o fortalecimento da saúde pública.
Espaço para ouvir a população e construir soluções
Ao longo de todo o dia, os participantes acompanharam palestras, mesas de debate e grupos de trabalho voltados à elaboração de propostas para aperfeiçoar os serviços de saúde oferecidos à população.
O objetivo da conferência foi avaliar o cenário atual da assistência médica no município e definir estratégias que garantam um atendimento cada vez mais humanizado, eficiente, ágil e universal, fortalecendo o Sistema Único de Saúde.
A palestra magna foi conduzida por Jovelina Aguiar, técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS-ES), que abordou os desafios e perspectivas para a gestão pública da saúde.
Participação popular fortalece o SUS
Organizada pela Prefeitura de Marataízes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, a conferência reafirmou um dos princípios fundamentais do SUS: o controle social.
Por meio dos debates e da construção coletiva de propostas, moradores, profissionais da saúde e lideranças comunitárias tiveram a oportunidade de apresentar demandas, sugerir melhorias e contribuir diretamente para o planejamento das futuras ações do setor.
Propostas seguirão para as próximas etapas
As deliberações aprovadas durante a conferência municipal não ficam restritas ao município.
As propostas construídas em Marataízes serão levadas para a etapa estadual e, posteriormente, poderão integrar as discussões da 18ª Conferência Nacional de Saúde, contribuindo para a formulação de políticas públicas em todo o país.
Gestão destaca importância da participação da comunidade
O encontro contou com o apoio do prefeito Antônio Bitencourt, que ressaltou a relevância da participação popular na construção de uma saúde pública cada vez mais eficiente.
A administração municipal destacou que o envolvimento da população fortalece a democracia participativa e permite que as decisões estejam alinhadas às reais necessidades da comunidade.
O que você precisa saber
🏥 Marataízes realizou a 18ª Conferência Municipal de Saúde nesta quarta-feira (24).
🤝 O evento reuniu gestores, profissionais da saúde e moradores para discutir o futuro do SUS no município.
📋 As propostas elaboradas irão orientar as políticas públicas locais e serão encaminhadas às etapas estadual e nacional da conferência.
🎤 A palestra principal foi ministrada por Jovelina Aguiar, técnica do COSEMS-ES.
❤️ A iniciativa reforça a participação popular como instrumento fundamental para fortalecer a saúde pública.
Democracia que constrói uma saúde mais forte
Mais do que um encontro técnico, a Conferência Municipal de Saúde reafirma o papel da sociedade na construção de políticas públicas mais eficientes e inclusivas. Ao reunir diferentes setores em torno de um objetivo comum, Marataízes fortalece o SUS, amplia o diálogo com a população e contribui para o desenvolvimento de uma saúde pública cada vez mais humanizada e preparada para atender às necessidades dos cidadãos.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se