A preservação ambiental e os desafios impostos pelas mudanças climáticas ganham uma abordagem lúdica no espetáculo infantojuvenil “Margot e a Árvore da Vida”, que será apresentado gratuitamente neste domingo (27), às 11h, no Parque Cataguás, em Contagem, Minas Gerais.
Com 60 minutos de duração e classificação livre, a montagem integra a programação do Diversão em Cena, programa promovido pela Fundação ArcelorMittal e pela Belgo Arames. A apresentação terá acessibilidade em Libras.
Criado pela companhia mineira O Trem, de Belo Horizonte, o espetáculo transforma questões ambientais em uma aventura que combina teatro, música e fantasia para conversar principalmente com crianças e adolescentes.
Uma viagem até 2325
A história acompanha Margot, uma menina que possui a capacidade de perceber os sentimentos de plantas e animais. Sua rotina muda com a chegada de Zyan, um jovem viajante vindo do ano de 2325.
Ele retorna ao passado com uma missão: encontrar e resgatar a última semente da Árvore da Vida.
A partir desse encontro, os dois iniciam uma jornada ao lado de personagens como Zangão, Cutia, Onça Parda e a própria Natureza. A aventura coloca em discussão as consequências das escolhas feitas no presente para o futuro do planeta.
Com texto e direção de Livia Gaudencio, a montagem utiliza recursos poéticos e musicais para abordar consciência ecológica e aproximar o público infantojuvenil de temas relacionados à preservação da natureza e à emergência climática.
O elenco reúne Deinha Baruqui, Fabiana Loyola, Jordan Antunes e Leo Campos. Os músicos Hugo Bizzotto e Lucas Chiaradia participam da montagem, que tem trilha sonora original assinada por Chiaradia.
Diversão em Cena completa 16 anos
Criado em 2010 pela Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Belgo Arames, o Diversão em Cena busca ampliar o acesso do público às artes cênicas por meio de espetáculos gratuitos ou com ingressos a preços populares.
Segundo os organizadores, cerca de 1,3 milhão de pessoas já acompanharam mais de 3 mil apresentações realizadas em aproximadamente 60 localidades desde a criação do programa.
Em 2026, a programação contempla 166 espetáculos distribuídos por 28 municípios de Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
“Para nós, democratizar o acesso à cultura e à pluralidade de expressões artísticas ultrapassa o investimento financeiro: é um compromisso em garantir que todos possam vivenciar e valorizar essa riqueza”, afirma Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal.
Para Clarisse Drummond, diretora de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Arames, atividades culturais também podem criar experiências que aproximam crianças e famílias.
“Iniciativas como o Diversão em Cena ajudam a fortalecer vínculos, despertar a imaginação e criar experiências significativas para crianças e famílias. Acreditamos no poder transformador da arte como ferramenta de desenvolvimento social e de aproximação entre as pessoas”, afirma.
A apresentação em Contagem é viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da Fundação ArcelorMittal e da Belgo Arames, apoio da Prefeitura de Contagem e realização da Lima Produções Culturais e do Governo de Minas Gerais.
O que você precisa saber
Espetáculo: “Margot e a Árvore da Vida”
Data: domingo, 27 de setembro
Horário: 11h
Local: Parque Cataguás, rua Rio Comprido, 4.655, Cinco, Contagem (MG)
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
Entrada: gratuita
Acessibilidade: interpretação em Libras

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se