Aguarde, carregando...

Sábado, 24 de Outubro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Geral

Ciclone deve intensificar as chuvas no Espírito Santo no início de fevereiro

Fenômeno no litoral do Sudeste pode provocar volumes elevados de precipitação e aumentar risco de transtornos

Conexão ES Redação
Por Conexão ES Redação
Ciclone deve intensificar as chuvas no Espírito Santo no início de fevereiro
DIVULGAÇÃO
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A formação de um ciclone no litoral da Região Sudeste deve provocar chuvas mais intensas no início de fevereiro, inclusive no Espírito Santo. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que acompanha a evolução do sistema atmosférico nos próximos dias.

Segundo o instituto, o ciclone deve permanecer ativo até a próxima semana e favorecer a formação de um canal de umidade entre o Espírito Santo e Mato Grosso, cenário que pode caracterizar um episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) — fenômeno conhecido por provocar chuvas persistentes e volumosas.

A instabilidade começa a ganhar força a partir desta sexta-feira (30), atingindo também os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais, com previsão de acumulados significativos de chuva.

Publicidade

Leia Também:

Volumes elevados e risco de temporais

De acordo com o Inmet, o ciclone deve provocar chuvas acima de 100 milímetros em áreas da Serra da Mantiqueira. No litoral paulista, os volumes podem ultrapassar 60 milímetros, enquanto na capital paulista há previsão de tempestades, com possibilidade de queda de granizo.

No sábado (31), as áreas de chuva mais intensa devem se concentrar entre o Triângulo Mineiro e o Rio de Janeiro, com acumulados que podem superar 100 milímetros em apenas 24 horas. Também há previsão de tempestades localizadas entre o norte de Santa Catarina, o leste do Paraná e o sul de São Paulo.

Diante do cenário, o Inmet orienta a população a acompanhar as atualizações meteorológicas e adotar medidas preventivas, especialmente em áreas mais vulneráveis a alagamentos, enxurradas, quedas de árvores e ventos fortes.

🟦 O que você precisa saber

🌧️ Ciclone em formação no litoral do Sudeste

📍 Espírito Santo pode registrar chuvas intensas no início de fevereiro

🔄 Possibilidade de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul)

📊 Volumes podem superar 100 mm em algumas regiões

⚠️ Riscos de alagamentos, enxurradas e quedas de árvores

📲 Acompanhe os avisos oficiais do Inmet

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Revista Conexão
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR