Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 25 de Junho 2026
Carregando jogos...
Geral

Governo entrega primeira etapa da ampliação da ETE de Manguinhos e autoriza nova fase das obras na Serra

Investimentos da Cesan vão ampliar capacidade de tratamento de esgoto e beneficiar cerca de 122 mil moradores

Conexão ES Redação
Por Conexão ES Redação
Governo entrega primeira etapa da ampliação da ETE de Manguinhos e autoriza nova fase das obras na Serra
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O governador do Estado, Ricardo Ferraço entregou, nesta quarta-feira (27), a primeira etapa da ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Manguinhos, no município da Serra. Durante a agenda, também foi assinada a ordem de serviço para a segunda fase das intervenções executadas pela Companhia Espírito-Santense de Saneamento.

As obras fazem parte de um conjunto de investimentos voltados à ampliação e modernização do sistema de esgotamento sanitário da Serra, acompanhando o crescimento urbano da cidade e reforçando ações de saúde pública, preservação ambiental e infraestrutura.

Sistema atenderá bairros da região sul da Serra

Publicidade

Leia Também:

O Sistema Manguinhos atende toda a região sul do município, incluindo áreas litorâneas e bairros como:

Carapebus;
Bicanga;
Ourimar;
Manguinhos;
Jardim Limoeiro;
Cidade Continental;
São Diogo;
Chácaras Santa Luzia;
Valparaíso;
Laranjeiras.

Com a ampliação, aproximadamente 122 mil moradores serão beneficiados diretamente.

“Estamos inaugurando a primeira etapa da nossa ETE e contratando as obras para o início e conclusão da segunda etapa”, afirmou Ricardo Ferraço durante o evento.

Capacidade de tratamento quase dobrará

Segundo a Cesan, o investimento total nas obras é de R$ 36 milhões.

A segunda etapa prevê a integração e conclusão da ampliação da estação, utilizando tecnologia moderna para acelerar o processo de tratamento do esgoto em ciclos contínuos dentro de um único tanque.

Com as melhorias, a capacidade operacional da ETE passará de 110 para 200 litros por segundo.

Na prática, isso representa cerca de:

17 milhões de litros de esgoto tratados diariamente;
volume equivalente ao enchimento de aproximadamente 17 mil caixas d’água de mil litros por dia.

O presidente da Companhia Espírito-Santense de Saneamento, Munir Abud, destacou que os investimentos fazem parte de um planejamento estratégico para acompanhar o crescimento populacional e imobiliário da Serra.

Obras reforçam meta de universalização do saneamento

De acordo com o Governo do Estado, a ampliação da ETE de Manguinhos integra os investimentos voltados à universalização do saneamento básico no Espírito Santo.

Além da melhoria ambiental, as obras também buscam reduzir impactos sanitários e ampliar a qualidade de vida da população.

📌 O que você precisa saber
Serra recebeu primeira etapa da ampliação da ETE de Manguinhos
Governo também autorizou início da segunda fase das obras
Investimento total é de R$ 36 milhões
Sistema beneficiará cerca de 122 mil moradores
Capacidade de tratamento passará de 110 para 200 litros por segundo
Estação poderá tratar cerca de 17 milhões de litros de esgoto por dia

FONTE/CRÉDITOS: Divulgação

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Revista Conexão
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR