A diversidade cultural capixaba toma conta de Jaguaré entre esta terça-feira (4) e sábado (8), com a chegada da caravana Cultura em Toda Parte – 4º Ciclo. Serão cinco dias de programação gratuita com oficinas, espetáculos teatrais, apresentações musicais, formação artística e atividades abertas para todas as idades, reunindo talentos locais e convidados.
A iniciativa é da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult), em parceria com o Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER) e apoio da Prefeitura de Jaguaré, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura.
As atividades começam com a Oficina de Iniciação Teatral (36 horas), ministrada por Marília Favalessa, no Espaço de Convivência Grupo Alegria. Ao longo da semana, estudantes e moradores serão convidados a participar de vivências práticas envolvendo improvisação, jogos cênicos, voz e movimento. O resultado será apresentado no sábado (8), às 16h.
Também haverá oficinas no formato de curta duração, incluindo produção de reels com foco em narrativas negras, ministrada por Luiz Eduardo Neves, e voz e expressão, com Priscila Reis.
Na programação artística, Jaguaré recebe grupos como Teatro Replay, Grupo Gota Pó e Poeira, Grupo Árvore, além de shows da Banda Ângulo Vertical, Trio Resenha e do sertanejo Alencacio Schuenk, que encerra a programação.
O projeto Cultura em Toda Parte vai percorrer 20 municípios até junho de 2026, com mais de 200 ações gratuitas, fortalecendo a circulação cultural, democratizando o acesso à arte e valorizando a diversidade artística do Espírito Santo.
📦 O que você precisa saber
Evento: Cultura em Toda Parte – 4º Ciclo
Local: Jaguaré (diversos espaços culturais e ruas da cidade)
Data: 04 a 08 de novembro
Atividades: Oficinas, teatro, música, atividades formativas, shows e atrações infantis
Destaques:
-
Oficina de Iniciação Teatral (36h) — com apresentação final
-
Oficina “Reels da Resistência”
-
Oficina de Voz e Expressão
-
Espetáculos teatrais durante toda a sexta-feira
-
Shows sábado a partir das 18h30 (Ângulo Vertical, Trio Resenha e Alencacio Schuenk)
Inscrições gratuitas:
-
Oficina teatral e oficinas de curta duração:
👉 https://forms.gle/X3owVgqQPpme3myJ9
👉 https://forms.gle/uRmDCj6CBWWRUuFE9
Realização: Secult-ES e CCER, com PNAB/MinC
Apoio: Prefeitura de Jaguaré

Comentários: