O deputado estadual Denninho Silva apresentou na Assembleia Legislativa do Espírito Santo o Projeto de Lei 185/2026, que estabelece diretrizes para a implantação de totens de segurança no entorno das escolas da rede pública estadual de ensino.
A proposta tem como objetivo ampliar a segurança da comunidade escolar capixaba por meio da instalação de equipamentos tecnológicos em pontos estratégicos próximos às unidades de ensino, priorizando áreas consideradas mais vulneráveis.
Equipamentos terão câmeras e botão de emergência
De acordo com o texto do projeto, os totens deverão contar com:
câmeras de vigilância;
sistema de captação e armazenamento de imagens;
botão de emergência ou mecanismo equivalente de acionamento imediato;
recursos tecnológicos voltados ao monitoramento preventivo.
Segundo o parlamentar, a medida busca fortalecer as políticas públicas de segurança escolar utilizando tecnologia para ampliar a vigilância e facilitar a atuação rápida dos órgãos competentes diante de situações de emergência.
“O projeto busca oferecer ao Estado mais uma ferramenta de apoio à política pública de segurança escolar, com uso de tecnologia para ampliar a vigilância preventiva, inibir condutas criminosas e facilitar a atuação dos órgãos competentes diante de ocorrências”, afirmou Denninho Silva na justificativa da proposta.
Projeto prevê regras para uso das imagens
O PL também estabelece que o uso e o tratamento das imagens deverão seguir critérios de legalidade, finalidade e restrição de acesso, respeitando a legislação vigente.
O acesso aos dados ficará restrito a agentes públicos legalmente autorizados, e o compartilhamento das imagens só poderá ocorrer mediante solicitação de autoridade competente, em casos de investigação policial ou processos administrativos e judiciais.
Além disso, o projeto determina que os locais monitorados tenham aviso visível informando a existência do sistema de vigilância.
Tramitação segue nas comissões da Ales
O deputado argumenta que a proposta está dentro da competência legislativa do Estado ao tratar de temas ligados à educação, segurança pública e proteção da coletividade.
O Projeto de Lei 185/2026 ainda passará pelas comissões de Justiça, Educação, Segurança e Finanças antes de seguir para votação no plenário da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.
📌 O que você precisa saber
Projeto propõe instalação de totens de segurança em escolas estaduais
Equipamentos terão câmeras e botão de emergência
Áreas de maior vulnerabilidade terão prioridade
Uso das imagens deverá seguir regras legais de proteção de dados
PL tramita nas comissões da Assembleia Legislativa do ES

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se