Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 28 de Outubro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Geral

Serra mobiliza 300 trabalhadores para reforçar limpeza durante as eleições

Mutirão começa às 6h deste domingo (4) e segue até terça-feira (6), com atenção especial aos locais de votação e principais vias da cidade

Conexão ES Redação
Por Conexão ES Redação
Serra mobiliza 300 trabalhadores para reforçar limpeza durante as eleições
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com a expectativa de grande movimentação de eleitores neste domingo (4), a Serra terá uma operação especial de limpeza urbana durante as Eleições 2026. Cerca de 300 trabalhadores serão mobilizados para atuar em ruas, praças, principais vias e, especialmente, nas proximidades dos locais de votação.

O mutirão começa às 6h de domingo e seguirá até terça-feira (6), com serviços de varrição e recolhimento de resíduos. A operação é coordenada pela Secretaria de Serviços (Sese).

Limpeza começa antes da votação

As equipes estarão distribuídas em pontos estratégicos para que os locais com maior circulação de pessoas recebam atenção especial.

Publicidade

Leia Também:

A operação terá início já nas primeiras horas da manhã de domingo, antes da abertura da votação, e continuará após o dia da eleição para recolher os resíduos gerados durante o período.

Segundo o secretário municipal de Serviços, Pedro Henrique Barbosa, o objetivo é garantir que os eleitores encontrem os espaços organizados.

“Iniciaremos o mutirão já no domingo, às 6 horas da manhã, para garantir que a população encontre os locais de votação limpos e organizados no momento de exercer seu direito ao voto”, afirmou.

Cerca de 300 trabalhadores nas ruas

A dimensão da operação está relacionada à movimentação esperada durante a eleição. Segundo a Prefeitura, a Serra é o maior colégio eleitoral do Espírito Santo.

O prefeito Weverson Meireles destacou que a mobilização busca reforçar os serviços durante o período.

“A Serra é o maior colégio eleitoral do Espírito Santo e, por isso, é fundamental mobilizarmos nossas equipes para reforçar os serviços de limpeza em toda a cidade durante esse período. Manter os espaços públicos limpos e organizados é fundamental para garantir uma cidade mais agradável e acolhedora para todos”, declarou.

Santinhos nas ruas entram no alerta

Além da operação de limpeza, a Prefeitura chamou atenção para o descarte de materiais de propaganda eleitoral nas vias públicas.

Papéis e outros materiais abandonados nas ruas aumentam a quantidade de resíduos e, em caso de chuva, podem ser levados para bueiros e galerias, contribuindo para obstruções e problemas na drenagem.

A orientação é para que candidatos, equipes de campanha e eleitores façam o descarte adequado dos materiais.

Derrame de santinhos pode gerar punição

A atenção aos materiais de campanha não envolve apenas a limpeza urbana. Conforme as regras eleitorais citadas pela Prefeitura, o derrame de santinhos nas proximidades dos locais de votação, inclusive na véspera da eleição, pode configurar propaganda eleitoral irregular e resultar em multa.

No domingo de votação, a distribuição de santinhos, pedidos de voto e outras ações destinadas a influenciar a escolha dos eleitores podem caracterizar boca de urna, prática proibida pela legislação eleitoral.

Com o mutirão, a expectativa é manter a limpeza reforçada não apenas durante a votação, mas também nos dias seguintes, quando as equipes continuarão trabalhando no recolhimento dos resíduos.

O que você precisa saber

🗳️ Quando: domingo, 4 de outubro, dia de votação.

🧹 Operação especial: cerca de 300 trabalhadores estarão mobilizados.

⏰ Início: às 6h de domingo.

📅 Duração: o trabalho intensificado segue até terça-feira, 6 de outubro.

📍 Prioridades: locais de votação, principais vias, ruas e praças com maior movimentação.

🚛 Serviços: varrição e recolhimento de resíduos.

📄 Materiais eleitorais: a orientação é não descartar santinhos e outras propagandas nas ruas.

⚠️ Atenção: o derrame de santinhos próximo aos locais de votação pode configurar propaganda eleitoral irregular; no dia da eleição, determinadas ações de distribuição e pedido de voto podem caracterizar boca de urna.

FONTE/CRÉDITOS: Divulgação

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Revista Conexão
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR