Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 21 de Setembro 2026
Geral

Vila Velha é uma das cinco cidades do Brasil a testar teleodontologia para gestantes

Município é o único do Espírito Santo convidado para projeto-piloto nacional do Ministério da Saúde; gestantes já podem receber orientações odontológicas por videochamada e, quando necessário, são encaminhadas para atendimento presencial

Conexão ES Redação
Por Conexão ES Redação
Vila Velha é uma das cinco cidades do Brasil a testar teleodontologia para gestantes
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma consulta odontológica sem precisar sair de casa e com atenção especial aos cuidados durante a gravidez. Vila Velha está entre apenas cinco municípios brasileiros convidados para participar de um projeto-piloto nacional de teleodontologia voltado às gestantes.

O município é o único representante do Espírito Santo na iniciativa do Ministério da Saúde e já começou a estruturar o novo modelo de atendimento.

Na prática, as gestantes podem conversar com profissionais por videochamada, tirar dúvidas e receber orientações relacionadas à própria saúde bucal e também aos primeiros cuidados com a saúde bucal do bebê.

Publicidade

Leia Também:

E o atendimento virtual não substitui os procedimentos presenciais: quando a equipe identifica necessidade de consulta, exame ou tratamento, a paciente é encaminhada para uma unidade de saúde.

🦷 Como funciona a consulta odontológica por videochamada?

A teleodontologia utiliza uma dinâmica semelhante à telemedicina.

Por meio de uma videochamada, a gestante conversa com a equipe, apresenta suas dúvidas e recebe orientações sobre os cuidados necessários durante a gravidez.

O atendimento também funciona como uma forma de avaliação inicial.

Caso seja identificada alguma situação que exija acompanhamento presencial, exame ou procedimento odontológico, a gestante é direcionada para uma unidade de saúde.

A proposta é justamente criar uma ligação entre o atendimento remoto e a assistência presencial.

🤰 Gestantes recebem orientações também sobre o bebê

O acompanhamento não se limita aos cuidados com os dentes e a boca durante a gravidez.

Nas teleconsultas também são abordadas orientações relacionadas à saúde bucal do bebê, permitindo que informações preventivas sejam repassadas ainda durante o pré-natal.

Entre os temas trabalhados estão os cuidados com a higiene bucal da própria gestante e as orientações necessárias para os primeiros cuidados da criança.

📱 Como conseguir uma teleconsulta?

O acesso ao serviço começa dentro da própria rede municipal de saúde.

O encaminhamento para o agendamento on-line pode acontecer durante a primeira consulta de enfermagem da gestante ou em uma visita domiciliar realizada por um agente comunitário de saúde (ACS).

A partir desse primeiro contato, a gestante que tiver interesse poderá ser encaminhada para a teleconsulta odontológica.

Ou seja, o serviço passa a fazer parte do fluxo de acompanhamento da gestação realizado pela rede pública municipal.

🇧🇷 Vila Velha participa de projeto-piloto nacional

A iniciativa faz parte de um projeto-piloto do Ministério da Saúde.

Antes do início dos atendimentos, profissionais envolvidos passaram por capacitação. Também foram realizados o desenvolvimento do plano de trabalho e o treinamento das equipes responsáveis pela assistência.

O objetivo é avaliar como a teleodontologia pode ampliar o acesso ao cuidado e funcionar de forma integrada com os atendimentos presenciais.

🏥 Experiência poderá contribuir para a teleodontologia no SUS

A participação de Vila Velha não se restringe à implantação local do serviço.

Por fazer parte do projeto-piloto, a experiência do município também poderá contribuir para a avaliação e implantação da teleodontologia no Sistema Único de Saúde (SUS), dentro da Política Nacional de Saúde Bucal.

Os resultados da experiência ajudarão a avaliar o funcionamento do modelo, especialmente a integração entre atendimento remoto e presencial.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

🦷 O quê: teleodontologia para gestantes

📍 Onde: Vila Velha

🇧🇷 Destaque: Vila Velha é uma das cinco cidades brasileiras convidadas para o projeto-piloto

📌 No Espírito Santo: é o único município capixaba participante da iniciativa

🤰 Público inicial: gestantes acompanhadas pela rede municipal de saúde

📱 Atendimento: por videochamada

🦷 O QUE A GESTANTE PODE FAZER NA TELECONSULTA?

• Tirar dúvidas com a equipe;
• Receber orientações sobre higiene e saúde bucal durante a gravidez;
• Receber informações sobre os cuidados com a saúde bucal do bebê;
• Ter suas necessidades odontológicas avaliadas;
• Ser encaminhada para atendimento presencial quando necessário.

📲 COMO TER ACESSO?

O encaminhamento pode começar durante:

👩‍⚕️ A primeira consulta de enfermagem da gestante; ou

🏠 Uma visita domiciliar do agente comunitário de saúde (ACS).

A gestante interessada poderá, então, ser direcionada para a teleconsulta odontológica.

⚠️ A VIDEOCHAMADA SUBSTITUI O DENTISTA PRESENCIAL?

Não necessariamente. Quando for identificada necessidade de consulta presencial, exame ou procedimento, a paciente será encaminhada para uma unidade de saúde.

➡️ A experiência de Vila Velha integra um projeto-piloto nacional e poderá fornecer informações para a avaliação da teleodontologia no SUS, dentro da Política Nacional de Saúde Bucal.

FONTE/CRÉDITOS: Divulgação

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Revista Conexão
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR