BELO HORIZONTE (MG) — O 24º Festival Mundial de Circo leva neste fim de semana aos parques de Belo Horizonte o espetáculo “Yo Soy Américo”, da artista argentina Camila Basterra. As apresentações serão gratuitas neste sábado (8), às 15h, no Parque Marcos Mazzoni, no bairro Cidade Nova, e no domingo (9), às 19h, no Parque Municipal.
A montagem combina palhaçaria, comédia física, dança e acrobacias para contar a história de Américo, um vendedor ambulante de café inspirado em personagens comuns dos bairros latino-americanos. Com um carrinho e objetos do cotidiano, ele transforma utensílios de trabalho em elementos para números circenses.
A apresentação inclui parada de mãos, acrobacias de solo e aéreas e dança. A construção do personagem parte da figura popular do vendedor de café para estabelecer uma relação direta com a plateia, explorando humor e referências culturais latino-americanas.
Festival ocupa parques, praças, ruas e teatros
Criado em 2001, o Festival Mundial de Circo chega à 24ª edição com uma programação que reúne artistas do Brasil, Argentina, Colômbia, Espanha e Suíça.
Até 16 de agosto, espetáculos e outras atividades serão realizados em diferentes regiões de Belo Horizonte. Entre os locais estão Praça Duque de Caxias, Mercado de Origem Santa Tereza, Parque Aggeo Pio Sobrinho, Parque Marcos Mazzoni, Parque Municipal, Palácio das Artes, Praça Floriano Peixoto, Cine Santa Tereza e Rua Rio de Janeiro, além de seis escolas de circo.
A programação inclui espetáculos, intervenções urbanas, oficinas, vivências circenses, sessões de cinema e atividades de formação. As atrações realizadas em espaços públicos têm entrada gratuita. Para algumas apresentações em teatros, escolas de circo e no Mercado de Origem Santa Tereza, os ingressos são comercializados a preços populares.
A descentralização é uma das características desta edição, com maior presença de espetáculos de rua e atividades em espaços de circulação cotidiana da população.
“Uma das grandes conquistas do festival foi justamente ocupar os espaços públicos e transformar esses lugares em pontos de encontro. O circo tem essa capacidade de provocar encantamento e de fazer as pessoas olharem para a cidade de outra forma”, afirma Fernanda Vidigal, idealizadora do evento.
Artistas de cinco países
Além de Camila Basterra, a programação internacional reúne nomes e companhias da Suíça, Espanha e Colômbia.
A suíça Compagnia Baccalà apresenta “Pss Pss”, espetáculo inspirado no cinema mudo e em nomes como Charles Chaplin e Buster Keaton. A montagem combina acrobacia, música e palhaçaria em uma narrativa sem diálogos.
Da Espanha, Pau Palaus participa com “Embolic”, trabalho conduzido principalmente por gestos, olhares e pela interação do palhaço com o público.
A produção brasileira também ocupa espaço central. Entre os participantes estão o Grupo Trampulim, de Minas Gerais, com “Casamento”, e a Cia. Irmãos Sabatino, de São Paulo, responsável por “VaiqueeuVoo”, espetáculo que reúne acrobacias aéreas e referências aos pioneiros da aviação.
Cinema e formação integram programação
O festival também promove a “Mostra Cine Circo”, no Cine Santa Tereza, com produções que abordam o universo circense. A seleção inclui “Lacuna”, de Rafael Protzner; “Mambembe”, de Fábio Meira; “Chaplin”, de Richard Attenborough; e “O Palhaço”, de Selton Mello.
A programação formativa reúne oficinas gratuitas, encontros sobre gestão cultural e políticas para o setor e o “Passaporte Experimenta Circo”, que permite ao público conhecer modalidades como trapézio, tecido, malabares e acrobacia em escolas de circo da cidade.
Desde a primeira edição, em 2001, o Festival Mundial de Circo contabiliza mais de 1.145 apresentações e a participação de mais de 560 grupos e artistas de 20 países, além de representantes de todas as regiões brasileiras.
Serviço
24º Festival Mundial de Circo — “Yo Soy Américo”
Artista: Camila Basterra, Argentina
Sábado (8): 15h, Parque Marcos Mazzoni, Cidade Nova
Domingo (9): 19h, Parque Municipal
Entrada: gratuita
Festival: programação até 16 de agosto de 2026, em Belo Horizonte
A programação completa e as informações sobre oficinas e demais atividades estão disponíveis nos canais oficiais do Festival Mundial de Circo.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se