Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 28 de Outubro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Geral

Workshop gratuito ensina empreendedoras a transformar redes sociais em vendas

Capacitação integra o Encontro das Chefs 2026, em Vitória, e terá orientações práticas sobre Instagram, fotos, vídeos, Canva e CapCut, com foco no empreendedorismo feminino.

Conexão ES Redação
Por Conexão ES Redação
Workshop gratuito ensina empreendedoras a transformar redes sociais em vendas
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

VITÓRIA (ES) — Ter um bom produto já não resolve tudo. Para quem administra um pequeno negócio, existe uma segunda tarefa tão importante quanto produzir: conseguir mostrar ao público o que vende. E, cada vez mais, essa vitrine cabe na palma da mão.

O Encontro das Chefs 2026, que acontece de 23 a 25 de outubro, no Cais das Artes, em Vitória, terá um workshop gratuito de redes sociais e marketing digital com a fotógrafa e videomaker Alexsandra Victório. A capacitação foi pensada especialmente para mulheres empreendedoras, mas será aberta a todos os interessados.

A proposta é ensinar como utilizar o celular e ferramentas digitais para divulgar produtos e serviços, conquistar clientes e criar oportunidades de venda, mesmo sem uma estrutura profissional de comunicação.

Publicidade

Leia Também:

O conteúdo poderá ser aplicado a negócios de diferentes segmentos, não ficando restrito à gastronomia.

Redes sociais já fazem parte das vendas

A presença digital deixou de ser uma alternativa distante para os pequenos negócios. Segundo a 12ª edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, do Sebrae, 73% dos empreendedores utilizam ferramentas on-line para vender.

O WhatsApp aparece como principal canal, utilizado por 82% dos microempreendedores individuais e das micro e pequenas empresas pesquisadas. O Instagram vem em seguida, com 57%.

Os números ajudam a explicar por que aprender a produzir conteúdo se tornou uma necessidade para quem trabalha por conta própria.

Mas estar nas redes sociais não significa, necessariamente, saber utilizá-las para vender. Fotos pouco atrativas, informações incompletas e dificuldade para apresentar o próprio negócio podem limitar o alcance de produtos e serviços.

É nesse ponto que o workshop pretende atuar.

O que será ensinado no workshop?

Durante a capacitação, Alexsandra Victório apresentará orientações sobre posicionamento de marca, produção de conteúdo e uso de ferramentas acessíveis.

Os participantes terão contato com técnicas para melhorar fotos e vídeos feitos pelo celular, organizar a biografia do Instagram e apresentar produtos e serviços de maneira mais clara.

A programação também abordará recursos como Canva, para criação de materiais gráficos; CapCut, para edição de vídeos; e Linktree, que permite reunir diferentes links em um único endereço.

Com dez anos de experiência no mercado da comunicação, Alexsandra defende que o primeiro passo é compreender o próprio negócio antes de começar a produzir conteúdo.

Isso inclui identificar o público que se deseja alcançar, entender o que diferencia o produto ou serviço e definir como apresentar essas informações.

“Os participantes sairão completamente diferentes de como entraram, sabendo se posicionar, fazer um bom vídeo, uma boa foto, organizar sua bio do Instagram, além de conhecer as ferramentas necessárias para fazer esse trabalho ou saber o que cobrar de quem for contratado para fazê-lo”, explica.

Empreendedorismo feminino além da gastronomia

Embora tenha a gastronomia como ponto de partida, o Encontro das Chefs desenvolve atividades voltadas à valorização do trabalho feminino e à geração de renda.

Para a idealizadora do festival, Érica Semião, oferecer conhecimento sobre comunicação digital pode ajudar mulheres que começaram a empreender a partir de uma habilidade, de uma necessidade financeira ou de uma oportunidade de mercado.

“Muitas mulheres começam a empreender a partir de um talento, de uma necessidade ou de uma oportunidade, mas nem sempre dominam as ferramentas para mostrar o valor do que fazem”, afirma.

Segundo Érica, a intenção é que as participantes consigam apresentar melhor seus negócios, alcançar novos públicos e utilizar as redes sociais como instrumento de autonomia financeira.

A capacitação também será aberta a profissionais autônomos e pessoas interessadas em transformar uma habilidade em fonte de renda.

Festival chega ao Cais das Artes em outubro

Em 2026, o Encontro das Chefs será realizado pela primeira vez no Cais das Artes, em Vitória, com o tema “Da Terra à Mesa”.

Entre os dias 23 e 25 de outubro, o evento reunirá aulas-show, workshops, atividades infantis, atrações culturais e espaços dedicados a produtoras e empreendedoras.

A proposta é aproximar gastronomia, cultura, conhecimento e oportunidades de negócios.

O festival é promovido pela Conexxo, com patrocínio master da ES Gás e apoio de instituições públicas e privadas. A realização conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Estado da Cultura.

O que você precisa saber

Evento: Encontro das Chefs 2026

Datas: 23, 24 e 25 de outubro de 2026

Local: Cais das Artes, em Vitória (ES)

Atividade: workshop gratuito de redes sociais e marketing digital

Instrutora: Alexsandra Victório, fotógrafa e videomaker

Público: especialmente mulheres empreendedoras, com participação aberta a outros interessados

Conteúdo: posicionamento de marca, fotos e vídeos com celular, Instagram, Canva, CapCut e Linktree

Valor: gratuito

Horário e inscrição do workshop: não informados no material divulgado

Informações e programação:

instagram.com

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Revista Conexão
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR