O vargem altense Marcos Mosquini, presidente da Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES), apresentou dados otimistas sobre a suinocultura capixaba no Clube do Leitão, realizado no Japy Golf Resort, em Cabreúva (SP), na última sexta (6).
Mosquini destacou o plantel de 12.500 matrizes independentes no Espírito Santo e o consumo per capita de 25 kg de carne suína, reforçando o potencial do estado. Ele projetou um crescimento de 15% a 20% no plantel de suínos para 2025.
O evento reuniu líderes da suinocultura, especialistas e autoridades para discutir os rumos do setor. Entre os palestrantes, Conrado Américo Somaso Zanon, da Bioma Investimentos, abordou o mercado de grãos e farelos, e Gabriel Morelli, da ABPA, discutiu as perspectivas para a proteína animal no Brasil. A cerimônia incluiu a entrega do Troféu "Arnaldo Jardim" ao empresário destaque de 2024.
Com otimismo impulsionado pelos altos preços da carne bovina e o aumento das exportações em 2024, o evento reforçou as projeções positivas para 2025. Marcos Mosquini se consolida como uma das figuras centrais na suinocultura nacional.
Comentários: