O município de Jaguaré, no Norte do Espírito Santo, recebe na próxima quinta-feira (4), o 2º Dia de Campo do Projeto Mulheres do Café, na Fazenda Valmar, no Córrego das Abóboras. O encontro, das 12h30 às 17h, terá programação voltada para a sustentabilidade, inovação produtiva e valorização do trabalho feminino no campo.
A ação faz parte do projeto “Mulheres do Café: igualdade de gênero e agregação de valor na cafeicultura capixaba”, coordenado pelo Incaper e integrante do Programa Inovagro, da Seag em parceria com a Fapes.
Tecnologias e práticas modernas
As participantes terão acesso a estações temáticas conduzidas por especialistas, com foco em nutrição do cafeeiro, manejo inteligente de irrigação, sustentabilidade e produção de mudas.
Um dos destaques será a palestra da agrônoma e influenciadora digital Luiza Bonomo Trés, com o tema “Gestando Café: a arte feminina de cultivar, cuidar e liderar”. A programação inclui ainda exposições práticas com representantes de empresas e viveiros parceiros do setor.
Protagonismo feminino no campo
Segundo a engenheira agrônoma do Incaper e coordenadora do projeto, Patrícia da Matta Campbell, Jaguaré foi escolhido por simbolizar a força da cafeicultura no Norte capixaba:
“O objetivo é ampliar a autonomia das cafeicultoras, apresentar tecnologias modernas e fortalecer o protagonismo feminino na cadeia cafeeira.”
A gerente de programas da Seag, Patrícia Ferraz, destacou a importância da iniciativa:
“O Dia de Campo reforça o papel estratégico da mulher na produção de café, ampliando oportunidades, acesso a conhecimento e fortalecendo a agricultura capixaba.”
Um projeto em expansão
Lançado em 2024, o Mulheres do Café já realizou mais de 2 mil atendimentos a produtoras em várias regiões do Estado, com capacitações e incentivo à produção de cafés especiais.
A primeira edição do Dia de Campo, realizada em São José do Calçado, reuniu mais de 200 participantes em palestras e oficinas técnicas. Agora, em Jaguaré, a expectativa é ampliar ainda mais a integração e a troca de experiências.
📌 O que você precisa saber
-
Evento: 2º Dia de Campo do Projeto Mulheres do Café.
-
Data: quinta-feira, 04 de setembro, das 12h30 às 17h.
-
Local: Fazenda Valmar – Córrego das Abóboras, Jaguaré/ES.
-
Destaques: palestras, quatro estações temáticas e atividades práticas.
-
Objetivo: fortalecer o protagonismo feminino e difundir tecnologias sustentáveis na cafeicultura.
-
Projeto: já beneficiou mais de 2 mil cafeicultoras em todo o Espírito Santo.
