A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou a Campanha de Multivacinação, que segue até o dia 1º de setembro. A mobilização tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção contra doenças imunopreveníveis.
Durante a campanha, as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação serão aplicadas conforme a necessidade identificada pelas equipes de saúde.
Público-alvo da campanha
A campanha é destinada a:
- Crianças de zero a menores de 15 anos, para atualização da caderneta de vacinação;
- Adolescentes de 15 a 19 anos, que poderão receber a vacina contra o HPV, conforme as orientações do Ministério da Saúde.
Antes da aplicação das doses, as equipes avaliam a situação vacinal de cada paciente para identificar quais imunizantes precisam ser administrados.
Vacinação disponível nas UBSs e Policlínica
As doses estão disponíveis durante todo o período da campanha nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu.
Para facilitar o atendimento, pais e responsáveis devem levar:
- Caderneta de vacinação;
- Documento de identificação da criança ou adolescente;
- Cartão SUS, se disponível.
A conferência da caderneta permite que os profissionais identifiquem rapidamente quais vacinas ainda precisam ser aplicadas.
Dia D acontece em 22 de agosto
Como parte da mobilização, a Semus promoverá o Dia D de Multivacinação no dia 22 de agosto, quando todas as unidades de saúde do município estarão abertas para intensificar a vacinação.
A ação busca ampliar o acesso da população e facilitar a atualização da situação vacinal de crianças e adolescentes em um único dia de atendimento.
Vacinação protege toda a comunidade
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que manter a vacinação em dia é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças e reduzir a circulação de vírus e bactérias.
Além de proteger quem recebe as vacinas, a imunização contribui para a proteção coletiva, reduzindo o risco de surtos e fortalecendo a saúde pública.
O que você precisa saber
Campanha: Multivacinação
Período: Até 1º de setembro de 2026
Público-alvo
- Crianças de 0 a menores de 15 anos;
- Adolescentes de 15 a 19 anos (vacinação contra o HPV).
Onde vacinar
- Salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs);
- Policlínica Municipal Bolívar de Abreu.
Dia D
Data: 22 de agosto
Atendimento: Todas as unidades de saúde de Cachoeiro de Itapemirim.
Documentos necessários
- Caderneta de vacinação;
- Documento de identificação;
- Cartão SUS (se disponível).

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se